Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
TANGRAM - Revista de Educação Matemática
Início
Atual
Arquivos
Template
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Portal de Periódicos UFGD
Cadastro
Acesso
Início
/
Buscar
Buscar
Pesquisar termo
Filtros avançados
De
Ano
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
Mês
January
February
March
April
May
June
July
August
September
October
November
December
Dia
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Até
Ano
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
Mês
January
February
March
April
May
June
July
August
September
October
November
December
Dia
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Autor
Buscar
Resultado da pesquisa
Found 79 items.
Pensamento Financeiro e Letramento Estatístico: teorizações iniciais, desafios e possibilidades
Marco Aurélio Kistemann Jr, Cassio Cristiano Giordano, Fabiano dos Santos Souza
162-184
2023-04-01
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16819
Jogo Buss e o fortalecimento da história da comunidade Santa Rosa nas aulas de Matemática
Gabriel de Souza Santos, Keli Cristina Conti, Nayara Katherine Duarte Pinto
162-183
2022-12-15
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.13702
O Educador Matemático Brasileiro Ubiratan D'Ambrosio em vídeos: a Etnomatemática e o desvelamento da Matemática
Ethnomathematics and the unveiling of Mathematics
Joeanne Neves Fraz, Ellen Michelle Barbosa de Moura, Karla Vanessa Gomes dos Santos, Geraldo Eustáquio Moreira
100-118
2023-04-01
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16878
Educação Financeira e Matemática Financeira: interfaces entre a Etnomatemática e Teoria Antropológica do Didático
interfaces between Ethnomathematics and Anthropological Didactic Theory
Stephany Karoline de Souza Chiappetta, Anna Paula de Avelar Brito Lima, José Luiz Cavalcante
02-25
2023-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.16963
A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação Matemática
Joeanne Neves Fraz, Geraldo Eustáquio Moreira
37-59
2022-03-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i1.13434
A álgebra no 2.º ano do Ensino Fundamental
uma análise dos planos de estudos tutorados de Minas Gerais
Ana Lúcia do Carmo Narciso, Reginaldo Fernando Carneiro
03- 23
2022-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.15763
A organização do ensino do conceito matemático de fração: o jogo como situação desencadeadora da aprendizagem
Bruno Silva Silvestre, Maria Marta da Silva
32 - 54
2022-09-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i3.12797
Resolução de problemas e o ensino de sistemas de equações de primeiro grau: um diálogo com professores
João Alessandro da Luz, Wilian Barbosa Travassos, Marcelo Carlos de Proença
48-73
2022-12-15
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.13639
Futuros Professores que Ensinarão Matemática: nos entrelaces de pensar sobre a inclusão
Andresa Kaspary Zwirtes, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Caroline dos Santos, Simone Pozebon
02-22
2024-03-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17619
O Graphmatica nas práticas pedagógicas no curso de Licenciatura em Matemática: o ensino de Funções
Sonner Arfux de Figueiredo, Katia Guerchi Gonzales, Antonio Sales
119-141
2023-04-01
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16864
Livro aberto de matemática em diferentes contextos de ensino e aprendizagem: explorando questões sobre projeções
Laura Tiemme de Castro, Carmen Vieira Mathias, José Carlos Pinto Leivas
03 - 31
2022-09-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i3.12648
Apresentação
Adriana Fátima de Souza Miola, Cintia Melo dos Santos
01
2024-03-30
“Professora, não entendi o problema!” Conversando sobre a interpretação de enunciados que envolvem volume de sólidos
Lais Scorziello Feitosa da Silva, Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon, Rônei Sandro Vieira
25-47
2022-12-15
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.13827
Dupla Descontinuidade Contínua na Formação Inicial de Professores de Matemática: compreensões dos Professores de Matemática em Serviço nas Escolas da Educação Básica
Márcio Urel Rodrigues, Ediel Pereira Macedo, Luciano Duarte Silva, William Vieira Gonçalves
189 - 224
2022-09-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i3.12532
Recontextualização da formação de professores à aprendizagem dos estudantes em matemática
Vera Lucia Felicetti, Luciana Backes
71-96
2023-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.17095
Estimulando o mecanismo atencional top-down em tarefas sobre as transformações trigonométricas
Geane Santana Oliveira, Laerte Silva da Fonseca
183-205
2023-12-21
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17666
A Geometria do Origami: explorando o Teorema de Haga em um curso de extensão
Carolina Yumi Lemos Ferreira Graciolli, Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva, Marcelo de Carvalho Borba
60-81
2023-09-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17147
Conhecimento Matemático para o Ensino e MTSK: uma revisão de literatura
Bruno Francis Sousa, Viviane Cristina Almada de Oliveira
185-209
2023-04-01
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16921
Extensão Universitária mobilizando ideias matemáticas por meio de oficinas pedagógicas
Lucélida de Fátima Maia da Costa, Júlio Cesar Marinho da Fonseca, Eliomar Azevedo Guerreiro, Sávio Pimentel da Costa
190-208
2023-09-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17392
A educação matemática no contexto da educação escolar quilombola em dois levantamentos bibliográficos
Julio Cesar Valle, Isabela Blanco Maciel, Paula Mendes Tersariolli, André Rosenbaum Coelho
167-189
2023-09-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17530
Resolução de problemas nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo a partir de algumas revistas que contemplam a Educação Matemática
Mariane Monteiro, Marcelo Carlos de Proença
46-67
2023-12-21
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17359
Proposta de Estudo de Padrões Fractais com Smartphone e Materiais Manipuláveis
Renata Dourado Roque, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria
129-144
2024-03-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17606
Conceitos de Geometria Plana para uma educação antirracista na 1ª Série do Ensino Médio: a Geometria na arte e na cultura dos penteados afro-brasileiros
Geometría en el arte y la cultura de los peinados afrobrasileños
Cristiane Siqueira de Macêdo Nobre, Viviane
42-64
2024-03-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17602
O que dizem as pesquisas sobre Ensino Híbrido e o Cálculo Diferencial e Integral?
Marcio Vieira Almeida, Agnaldo Conceição Esquincalha, Celina Aparecida Almeida Pereira Abar
104 - 131
2022-10-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i3.12732
Percepções de licenciandos em matemática acerca da resolução de problemas
Tanise Novello, Carla Denize Ott Felcher
68-91
2023-12-21
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17220
Metodologias Ativas como estratégia para a aprendizagem significativa em Matemática
Pâmela Veridiane da Silva Damian, Carmen Teresa Kaiber
161-182
2023-12-21
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17672
Abrir um exercício para criar possibilidades de exploração de temas transversais em aulas de Matemática
Edmilson Minoru Torisu, Adriane Lorrane Feitosa Campos dos Santos
103-119
2023-09-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17387
O ensino de geometria e o desenvolvimento do pensamento geométrico: um mapeamento de pesquisas realizadas no estado do Espírito Santo
Mara Gaspar Gróla, Jorge Henrique Gualandi
63 - 99
2023-04-01
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16883
Proposta de enriquecimento do currículo do estudante com superdotação em matemática
Célia Mirian da Silva Nogueira, Antonio Sales, Celi Correa Neres, Marlene Alves Dias
87-109
2022-03-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i1.12211
As mudanças na prática profissional dos docentes de matemática em tempos de pandemia da COVID-19
Eduarda de Maria Costa, Aluska Macedo
115-140
2023-12-21
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.16997
As TDIC e o Ensino de Matemática: um mapeamento sistemático sobre sua relação com a EMC e a ECTS no Ensino Básico nos últimos dez anos
Un Mapeo Sistemático de su relación con la EMC y la ECTS en la Educación Básica en los últimos Diez Años
Karina Aguiar de Freitas Souza, Evonir Albrecht
22-41
2024-03-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17574
Pesquisas em Educação Matemática
Edvonete Souza de Alencar; Adriana Fátima de Souza Miola
01-02
2023-04-01
Indicando tarefas para um jogo pedagógico no ensino de probabilidade: abordando o conceito de espaço amostral
aborder le concept d'espace d'échantillonnage
Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Nilceia Datori Barbosa
2-24
2022-12-15
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.15779
Um levantamento de pesquisas brasileiras envolvendo instrumentos matemáticos a partir de estudos publicados no SNHM
Ana Carolina Costa Pereira
184-211
2022-12-15
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.15889
Metanálise Qualitativa: aspectos históricos, conceituais e procedimentais
Larissa Barbosa Luiz Rodrigues da Silva, Ettiene Cordeiro Guérios
128-154
2023-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.17162
O Erro no Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática:
análises e potencialidades no Conjunto dos Números Inteiros
Daniel Fernandes da Silva, Estaner Claro Romão
160-187
2022-03-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i1.12214
Atividades de estatística e probabilidade em um livro didático de Matemática sob a perspectiva da Taxionomia de Bloom
Maria Cristina Otto, Fátima Aparecida Queiroz Dionizio
23-45
2023-12-21
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17364
Dos anos iniciais ao ensino superior : pesquisas em Educação Matemática
Edvonete Souza de Alencar; Adrina Fátima de Souza Miola
01-02
2023-12-21
Tendências em Educação Matemática
Edvonete Souza de Alencar; Adriana Fatima de Souza Miola
1-2
2022-09-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i3.16468
Práticas , Pesquisa e Educação Matemática
Edvonete Souza de Alencar, Adriana Fátima de Souza Miola
1
2023-09-30
Diferentes contextos da Educação Matemática
Edvonete Souza de Alencar; Adriana Fatima de
01
2022-12-15
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.16624
Educação Matemática e suas perspectivas
Edvonete Souza de Alencar; Adriana Fátima de Souza Miola
1-1
2023-06-30
A invisibilidade do gênero nas discussões das professoras de Matemática
Juliana Boanova Souza, Rochele de Quadros Loguercio
70- 90
2022-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.13111
Metodologias Ativas no Ensino de Matemática: percepções de professores da Educação Básica e Superior
Patrícia Zanon Peripolli, Luis Sebastião Barbosa Bemme, Silvia Maria de Aguiar Isaia
155-183
2023-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.17214
A recta numérica e jogo de sinais posicional e operacional no ensino da adição e subtração de números inteiros na 8ª classe
Rosalino Subtil Chicote, Gabriel Mulalia Maulana, Geraldo Vernijo Deixa
24 - 43
2022-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.15900
Desenvolvimento de competências e aspectos de gênero nas atividades sobre estatística e probabilidade em livros didáticos de educação primária
Chia- Shih Su, Chuan Chih Hsu, Danilo Díaz-Levicoy
26-50
2023-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.17204
Recorte de pesquisas brasileiras sobre Etnomodelagem
Vladimir Félix dos Santos, Zulma Elizabete de Freitas Madruga
111 - 132
2022-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.12894
Apresentação
Adriana Fátima de Souza Miola, Aldrin Cleide da Cunha, Edvonete Souza de Alencar, Tiago Dziekaniak Figueiredo
1-2
2018-03-23
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v1i1.7777
Concepções de professores de matemática sobre álgebra: entendimentos para a prática formativa na Licenciatura em Matemática
Regina da Silva Pina Neves, Janaína Mendes Pereira da Silva, Ludmila Cássia Coelho de Andrade
44- 69
2022-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.13667
Reflexões sobre os pressupostos teóricos na Formação do Professor de matemática que atua com Educação Financeira
Fernanda Lopes, Marco Aurélio Kistemann Junior, Ronaldo Júlio Baganha
141-160
2023-12-21
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17685
A Epistemologia de Ludwik Fleck como aporte teórico nas pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática
Benedito Rodrigues Brazil, Wellington Pereira de Queirós
80 - 103
2022-09-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i3.16419
O Campo Conceitual de Função: uma análise de situações presentes no livro didático
une analyse des situations présentes dans le manuel
Hiba Hussein Ghayad, Renata Camacho Bezerra, Richael Silva Caetano
65-84
2024-03-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17594
Ensinar e aprender multiplicação: uma proposta com alunos surdos
Thaís Philipsen Grützmann, Fabiane Carvalho Bohm, Tatiana Bolivar Lebedeff
140-161
2022-12-15
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.13583
Materiais Concretos em sala de aula: um estudo bibliográfico em teses e dissertações
Edna Alves de Alencar, Janderson Vieira de Souza
74-91
2022-12-15
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.13566
A não Obrigatoriedade do Ensino dos Números Complexos na Educação Básica: reflexões e posicionamento de futuros professores de Matemática
Fernanda Vital
158-178
2024-03-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17596
Rigidez triangular: um estudo abordando o uso de material manipulável com o suporte da investigação matemática
Fabiano dos Santos Souza, Mônica Souto da Silva Dias, Hugo Lima Fontenelle Bizerril
225 - 251
2022-09-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i3.11646
A Educação Matemática nos anos iniciais: a modelagem como metodologia
Carlos Mometti
03-22
2023-12-21
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17446
Dialogando sobre Explorações Matemáticas e Literatura Infantil com crianças na Educação Infantil
Jonatha Daniel dos Santos, Sthefane Wendy Costa Ribeiro
142-166
2023-09-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17516
Ensino de Olimpíadas, Educação Inclusiva e GeoGebra: uma proposta de ensino de Geometria Plana a partir do uso de Problemas Olímpicos
Paulo Vitor da Silva Santiago, José Rogério Santana
120-141
2023-09-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17410
Estruturalismo, Educação e Matemática
Antonio Sales
82-102
2023-09-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17344
Argumentação Matemática com Alunos Deficientes Visuais
Debora Brasileiro Barreto, Edson Pereira Barbosa
92-117
2022-12-15
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.13498
Tecnologias Digitais no ensino de Matemática: desafios e possibilidades no primeiro Ciclo de Formação Humana
Gilcinéia Gonçalves Ferreira, José Wilson Pires Carvalho, Fátima Aparecida da Silva Iocca
118-139
2022-12-15
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.12808
Ensinar noções lógico-matemáticas em crianças diagnosticadas com distúrbio específico de linguagem (DEL)
Xantia Rodríguez Quinteros, Catalina Sepúlveda Soto, Juan Luis Piñeiro G
03-27
2023-04-01
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16905
Ensino remoto emergencial:
uma experiência no ensino de cálculo
Helio Luiz Simonetti, Nádia Helena Braga, Vãnia Maria Pereira dos Santos-Wagner
206 -222
2022-03-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i1.13819
Uso de vídeos em aula: um estudo e uma prática com professores de matemática...
Suely Scherer, Amanda Silva de Medeiros
03-36
2022-03-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i1.12425
Linguagens e tecnologias digitais
Facilitadores no ensino matemático
Marcos Daniel Silveira Junior, José Antonio Marcelino
133-149
2022-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.13226
Aprendizagem matemática
usando loterias da caixa como metodologia de ensino de análise combinatória e probabilidade
Raimundo Luna Neres, Venancio Barros Correa
170- 189
2022-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.14532
O constituir-se pesquisador(a) em um curso de Matemática-Licenciatura: perspectivas de dois recém formados sobre a Iniciação Científica
Fernanda Malinosky Coelho da Rosa, João Gabriel Souza Freitas, Lara Fernanda Leonel Ramires
184-198
2023-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.17029
O uso de Instrumentos Psicológicos de Avaliação do Afeto: análise da produção científica brasileira
Esdriane Cabral Viana, Ricardo José Rocha Amorim, Dinani Gomes Amorim
105-128
2024-03-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17660
Construção de linguagem probabilística e prática argumentativa: análise de uma experiência no ensino fundamental
análisis de una experiencia en educación primaria
Jéssica Sánchez , Claudia Vásquez , Patricia Vásquez
28-62
2023-03-31
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16904
Os Jogos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Frações
Jefferson de Melo Batista, Paula Reis de Miranda
85-104
2024-03-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17595
Aritmética al Aire Libre con Alumnos de 5 Años
Paula Pericás, Mónica Arnal-Palacián
145-157
2024-03-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17793
Práticas e reflexões para o ensino de Matemática
Edvonete Souza de Alencar, Adriana Fatima de Souza Miola
01-02
2022-06-30
O uso dos códigos de calculadora básica em tarefas de formulação e resolução de problemas matemáticos: um estudo de caso num projeto OBEDUC/CAPES
Kátia Maria de Medeiros, Ricardo Araujo da Silva
92-114
2023-12-21
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17195
Reflexões em Educação Matemática
Edvonete Souza de Alencar, Adriana Fatima de Souza Miola
01-02
2022-03-30
Um trabalho documental para o ensino de Juros Compostos: articulações entre recursos para resolução de situações-problema em tempos de pandemia
Celina Aparecida Almeida Pereira Abar, Chrystian Bastos de Almeida
142-161
2023-04-01
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16871
Jogos de boole no ambiente virtual como estratégia para trabalhar o raciocínio lógico
Anne Caroline Cabral Rodrigues Cortez, Danilo Alvarenga Corrêa, Luciana de Oliveira Ferreira, Estaner Claro Romão
150 - 169
2022-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.14415
Geometria Dinâmica e Mobile Learning no ensino de cônicas:
discutindo a parábola
Isabela Matias dos Anjos, Marli Regina dos Santos
188-205
2022-03-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i1.12967
Estatísticas e probabilidade no ensino pré-primário e primário: dez manipuladores essenciais para desenvolver o sentido estocástico
Angel Alsina, Ester Bosch
23-59
2023-09-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17587
1 a 79 de 79 itens
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Artigos mais lidos
Revista preservada em: