Jogos de boole no ambiente virtual como estratégia para trabalhar o raciocínio lógico

Autores

  • Anne Caroline Cabral Rodrigues Cortez Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências - Universidade de São Paulo
  • Danilo Alvarenga Corrêa Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências - Universidade de São Paulo
  • Luciana de Oliveira Ferreira Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências - Universidade de São Paulo
  • Estaner Claro Romão Escola de Engenharia de Lorena - Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0003-4316-2029

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.14415

Palavras-chave:

Jogos de Boole, Raciocínio Lógico, Resolução de problemas

Resumo

Em tempos de ensino remoto, devido à pandemia da Covid-19, os jogos digitais têm desempenhado um papel importante no processo de ressignificação das práticas pedagógicas. Com o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico, por meio do pensamento computacional (PC) utilizando os Jogos de Boole, este trabalho procurou desenvolver nos alunos a competência de resolução de problemas. Trata-se de uma pesquisa-ação, de natureza quanti-qualitativa, desenvolvida em uma escola particular com uma turma de 19 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Os encontros aconteceram por meio das plataformas Microsoft Teams e Microsoft Forms, de maneira síncrona e assíncrona, respectivamente. No momento síncrono foi aplicado o jogo de Boole, adaptado para a versão digital por meio do programa Power Point. Acompanhando as histórias contendo situações-problema, os alunos tinham que resolver os problemas com as cartas digitalizadas. Para análise e interpretação dos dados foram utilizados um pré-teste e um pós-teste, com aplicação de questões objetivas contendo situações-problema envolvendo raciocínio lógico, semelhantes ao jogo. Os resultados demonstraram que houve uma evolução no aprendizado dos alunos em relação às competências de leitura e interpretação de premissas, ordenação lógica do pensamento, construção de hipóteses e resolução de situações-problema. Conclui-se que, apesar dos desafios provenientes da adaptação de um jogo analógico para o ambiente virtual, é possível ensinar não só habilidades de raciocínio lógico e pensamento computacional para alunos da educação básica, mas também potencializar as diversas áreas do conhecimento favorecendo, de forma significativa, a maneira de pensar e organizar as informações.

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Biografia do Autor

Estaner Claro Romão, Escola de Engenharia de Lorena - Universidade de São Paulo

Escola de Engenharia de Lorena - Universidade de São Paulo

Referências

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Cortez, A. C. C. R., Corrêa, D. A., Ferreira, L. de O., & Romão, E. C. (2022). Jogos de boole no ambiente virtual como estratégia para trabalhar o raciocínio lógico. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 5(2), 150–169. https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.14415

Edição

Seção

Experiências pedagógicas

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