Ensino de Olimpíadas, Educação Inclusiva e GeoGebra: uma proposta de ensino de Geometria Plana a partir do uso de Problemas Olímpicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17410

Palavras-chave:

GeoGebra, Engenharia Didática, Canguru de Matemática, Geometria Plana, Problema Olímpico

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de ensino que almeja incentivar a adesão das Olimpíadas de Matemática em sala de aula, visando a aprendizagem e a inclusão dos surdos. No caso particular deste trabalho, sugerimos os enunciados presentes nas questões da Olimpíada Canguru de Matemática Brasil. Tem como objetivo contribuir no ensino sobre os conceitos de porcentagem e área de figuras planas, a partir de dois problemas da Canguru de Matemática Brasil. Para isso, utilizamos como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática, com o aporte do GeoGebra, as situações didáticas foram elaboradas com base na Teoria das Situações Didáticas, a partir do conceito de Situação Didática Olímpica, e foram estruturadas com o software GeoGebra. A associação de Problemas Olímpicos ao GeoGebra possibilitou aos estudantes a construção do conhecimento, a partir de uma percepção visual e da manipulação do software, bem como uma interação e inclusão do estudante, proporcionando a este o desenvolvimento do conhecimento matemático. Sendo assim, consideramos que os resultados obtidos foram satisfatórios para os envolvidos no processo, além de proporcionar aos leitores uma reflexão sobre o ensino de matemática, o uso de problemas olímpicos e de softwares para o seu ensino, bem como a inclusão de alunos com necessidades especiais e sua aprendizagem.

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Biografia do Autor

Paulo Vitor da Silva Santiago, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa Pós-graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino(RENOEN/UFC). Professor de Ensino Médio (SEDUC-CE), Fortaleza, Ceará, Brasil. Endereço para correspondência: Avenidada Universidade 2853, Benfica, Fortaleza, Ceará, Brasil. CEP:60020-181.

José Rogério Santana, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Programa Pós-graduação em Ensino da RedeNordeste de Ensino (RENOEN/UFC),Fortaleza, Ceará, Brasil. Endereço para correspondência: Universidade Federal do Ceará, Instituto UFC Virtual.Campus do Pici,Bloco 901/NPD (1o andar), Pici, Fortaleza, Ceará, Brasil. CEP: 60455-760.

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Publicado

2023-09-30

Como Citar

Santiago, P. V. da S., & Santana, J. R. (2023). Ensino de Olimpíadas, Educação Inclusiva e GeoGebra: uma proposta de ensino de Geometria Plana a partir do uso de Problemas Olímpicos. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 6(3), 120–141. https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17410

Edição

Seção

Artigos