Ensino de Olimpíadas, Educação Inclusiva e GeoGebra: uma proposta de ensino de Geometria Plana a partir do uso de Problemas Olímpicos
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17410Palavras-chave:
GeoGebra, Engenharia Didática, Canguru de Matemática, Geometria Plana, Problema OlímpicoResumo
Este artigo apresenta uma proposta de ensino que almeja incentivar a adesão das Olimpíadas de Matemática em sala de aula, visando a aprendizagem e a inclusão dos surdos. No caso particular deste trabalho, sugerimos os enunciados presentes nas questões da Olimpíada Canguru de Matemática Brasil. Tem como objetivo contribuir no ensino sobre os conceitos de porcentagem e área de figuras planas, a partir de dois problemas da Canguru de Matemática Brasil. Para isso, utilizamos como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática, com o aporte do GeoGebra, as situações didáticas foram elaboradas com base na Teoria das Situações Didáticas, a partir do conceito de Situação Didática Olímpica, e foram estruturadas com o software GeoGebra. A associação de Problemas Olímpicos ao GeoGebra possibilitou aos estudantes a construção do conhecimento, a partir de uma percepção visual e da manipulação do software, bem como uma interação e inclusão do estudante, proporcionando a este o desenvolvimento do conhecimento matemático. Sendo assim, consideramos que os resultados obtidos foram satisfatórios para os envolvidos no processo, além de proporcionar aos leitores uma reflexão sobre o ensino de matemática, o uso de problemas olímpicos e de softwares para o seu ensino, bem como a inclusão de alunos com necessidades especiais e sua aprendizagem.
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