A recta numérica e jogo de sinais posicional e operacional no ensino da adição e subtração de números inteiros na 8ª classe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.15900

Palavras-chave:

Jogo de sinais. números inteiros. reta numérica.

Resumo

Objetivo da pesquisa foi caracterizar a base dos argumentos utilizados pelos professores de Matemática para ensinar adição e subtração de números Inteiros na reta numérica. Foi aplicado um questionário online e apenas 4 professores Licenciados em Matemática que possuem 1 à 12 anos de experiência no ensino dos números Inteiros na 8ª classe.  Os resultados indicam que o ensino dos números inteiros por via da recta numérica  não é permeado por obstáculos epistemológicos. O jogo dos sinais, embora não justificada sua coerencia tem sido uma saída argumentativa para justificar contradições.

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Biografia do Autor

Rosalino Subtil Chicote, Universidade Rovuma- Extensão de Cabo Delgado

Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática – PCI (Universidade Estadual Londrina - Brasil/Universidade Licungo- Moçambique)

Mestre em Educação/ Currículo pela Universidade Licungo – Moçambique

Membro do Grupo EDUCIM - UEL

Docente do Departamento de Ciências Naturais, Matemática e Estatística

Area de interesse:  Formação de professores que ensinam Matemática

 Didática da Matemática

Gabriel Mulalia Maulana, Universidade de Rovuma

Gabriel Mulalia Maulana é moçambicano, natural de Rapale, Província de Nampula. Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual de Londrina - Brasil, Mestre em Ensino/Educação Matemática pela Universidade Pedagógica de Moçambique – (2016), Licenciado em Ensino de Matemática pela Universidade Pedagógica de Moçambique (2010). Professor da Universidade Rovuma, Extensão de Cabo Delgado (desde, 2011).

Geraldo Vernijo Deixa, Universidade de Licungo

Professor na Universidade Licungo: Quelimane, Zambezia, MZ

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Chicote, R. S., Maulana, G. M., & Deixa, G. V. (2022). A recta numérica e jogo de sinais posicional e operacional no ensino da adição e subtração de números inteiros na 8ª classe. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 5(2), 24–43. https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.15900

Edição

Seção

Artigos