Proposta de Estudo de Padrões Fractais com Smartphone e Materiais Manipuláveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17606

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ensino Médio, GeoGebra

Resumo

Este artigo objetiva popularizar a discussão sobre atividades investigativas para o estudo de fractais mediado pelo smartphone e por materiais manipuláveis. O trabalho foi teoricamente embasado nas Fases das Tecnologias Digitais na Educação Matemática, oriundas dos avanços tecnológicos e no quanto eles impactam diretamente a educação. A investigação, de cunho qualitativo, foi realizada por meio da elaboração de atividades para estudo de fractais de forma interdisciplinar e investigativa, disponibilizadas no GeoGebra Book “Fractais: uma experiência com a Matemática e a Arte”. Deste modo, a pesquisa se justifica por criar possibilidades de trabalhar com fractais com o uso de smartphone para fins didáticos, para servir como apoio a alunos e professores interessados na temática. Concluímos que a proposta de estudo dos padrões fractais por meio do smartphone possibilita que a aprendizagem matemática ocorra de forma aliada às tecnologias digitais, sendo favorável a prática da matemática investigativa.

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Biografia do Autor

Renata Dourado Roque, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em licenciatura (2023) em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estatística Aplicada e Biometria, também pela mesma instituição. Atuou no Projeto de Extensão LUDICIDADE no ensino da Matemática. Nesta mesma instituição. Foi monitora bolsista do Projeto de Extensão MMO - Monitoria de Matemática Online em 2018. Participou do Programa Residência Pedagógica em 2020. Foi professora monitora no Colégio COEDUCAR em Viçosa - MG e professora mentora do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC) - OBMEP.

Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria, Universidade Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Rio Claro - SP

Atualmente cursa o último ano de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP-Rio Claro, com bolsa Capes. Nesse mesmo programa de Pós-Graduação obteve o título de mestre em Educação Matemática (2012). Possui Licenciatura Plena em Matemática pelo Instituto Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes/RJ (2009). Como membro do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM), têm desenvolvido pesquisas abordando os temas: Tecnologias Digitais, Formação Continuada de Professores de Matemática, GeoGebra, Padrões Fractais, Generalização de Conteúdos Matemáticos, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Intradisciplinaridade Matemática, Raciocínio Proporcional e Teoria dos Conteúdos da Aprendizagem. Sua experiência profissional, como professora de Matemática da Educação Básica, abrange as redes pública e privada do estado de São Paulo e do Rio de Janeiro.

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Publicado

2024-03-30

Como Citar

Roque, R., & Faria, R. W. S. de C. (2024). Proposta de Estudo de Padrões Fractais com Smartphone e Materiais Manipuláveis. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(1), 129–144. https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17606

Edição

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Artigos