Proposta de Estudo de Padrões Fractais com Smartphone e Materiais Manipuláveis
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17606Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Ensino Médio, GeoGebraResumo
Este artigo objetiva popularizar a discussão sobre atividades investigativas para o estudo de fractais mediado pelo smartphone e por materiais manipuláveis. O trabalho foi teoricamente embasado nas Fases das Tecnologias Digitais na Educação Matemática, oriundas dos avanços tecnológicos e no quanto eles impactam diretamente a educação. A investigação, de cunho qualitativo, foi realizada por meio da elaboração de atividades para estudo de fractais de forma interdisciplinar e investigativa, disponibilizadas no GeoGebra Book “Fractais: uma experiência com a Matemática e a Arte”. Deste modo, a pesquisa se justifica por criar possibilidades de trabalhar com fractais com o uso de smartphone para fins didáticos, para servir como apoio a alunos e professores interessados na temática. Concluímos que a proposta de estudo dos padrões fractais por meio do smartphone possibilita que a aprendizagem matemática ocorra de forma aliada às tecnologias digitais, sendo favorável a prática da matemática investigativa.
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