A educação matemática no contexto da educação escolar quilombola em dois levantamentos bibliográficos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17530

Palavras-chave:

Educação escolar quilombola, Saberes em diálogo, Levantamento bibliográfico, Educação Matemática

Resumo

Neste texto, apresentamos os resultados de dois projetos subsequentes de Iniciação Científica desenvolvidos por aluno e alunas da Licenciatura em Matemática, envolvidos em um projeto de extensão denominado “Saberes em diálogo: comunidade, escola, universidade na construção da educação escolar quilombola de Barra do Turvo (SP). Em ambos os projetos, valemo-nos do levantamento bibliográfico em portais institucionais, como descreveremos no texto, para identificar, ainda que panoramicamente no segundo caso, as características, as convergências e as singularidades que se anunciam na produção de conhecimento em âmbito acadêmico, no Brasil, sobre a educação escolar quilombola e a educação matemática nesse contexto. Os resultados alcançados nos permitem algumas inferências relevantes sobre a temática, dentre os quais um bom exemplo consiste na percepção de que a Lei Federal 10.639/2003 implicou um adensamento na produção acadêmica, bem como o fazem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Quilombola. Essa percepção, contudo, é discutida em contraponto com o fato de ainda haver poucos registros e estudos realizados com docentes, suas práticas pedagógicas e das possíveis relações a serem estabelecidas na educação matemática. Por isso, mostrou-se relevante a elaboração de um quadro das práticas elaboradas por meio do referido projeto de extensão e aquelas já disponíveis na literatura acadêmica. De forma panorâmica, também apresentamos os resultados da primeira aproximação das dissertações e teses produzidas no Brasil com a referida temática.

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Biografia do Autor

Julio Cesar Valle, Universidade de São Paulo

Professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), universidade onde se graduou em Licenciatura em Matemática, além de Mestre (2015) e Doutor (2019) em Educação. É especialista em Políticas Públicas para a Igualdade Social na América Latina pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO). Durante os dois últimos anos da graduação participou do primeiro grupo de alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência (PIBID) na Universidade de São Paulo, campus da Capital na Escola de Aplicação. Em 2014, atuou como coautor do caderno de Grandezas e Medidas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) do Ministério da Educação (MEC). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática (GEPEm) desde 2012, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Em Janeiro de 2017, aceitou o convite para se tornar Secretário de Educação e Cultura de Pindamonhangaba, tornando-se, em 2019, Secretário Municipal de Educação, após a reorganização administrativa das áreas, cargo que exerceu até Março de 2020. 

Isabela Blanco Maciel, USP

Aluna da Licenciatura em Matemática do IME-USP

Paula Mendes Tersariolli, USP

Aluna da Licenciatura em Matemática do IME-USP

André Rosenbaum Coelho, USP

Aluno da Licenciatura em Matemática do IME-USP

Referências

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Publicado

2023-09-30

Como Citar

Valle, J. C., Maciel, I. B., Tersariolli, P. M., & Coelho, A. R. (2023). A educação matemática no contexto da educação escolar quilombola em dois levantamentos bibliográficos. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 6(3), 167–189. https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17530

Edição

Seção

Iniciação científica