A Geometria do Origami: explorando o Teorema de Haga em um curso de extensão
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17147Palavras-chave:
Dobradura, Provas matemáticas, Educação MatemáticaResumo
Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar os conhecimentos matemáticos desenvolvidos por estudantes do curso de extensão universitária “Matemática, Origami e Produção de Vídeos Digitais”. Inicialmente, explicitamos aspectos da pesquisa qualitativa, descrevemos o cenário de pesquisa e apresentamos alguns fundamentos sobre a geometria do origami, dando destaque as suas operações básicas. Em termos de resultados, discutimos como os participantes do curso exploraram o Teorema de Haga e destacamos a importância dos vincos no papel para o movimento de argumentação e discussão acerca das provas matemáticas. Mencionamos também aspectos sobre o pensar-com-mídias diante das interações dos participantes com o software GeoGebra e origamis. A pesquisa contribui com a produção de conhecimentos em Educação Matemática envolvendo as temáticas origami, artes, prova matemática e tecnologias digitais.
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