Metanálise Qualitativa: aspectos históricos, conceituais e procedimentais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.17162

Palavras-chave:

pesquisa qualitativa, Educação matemática, Metanálise e educação, Metanálise e humanidades, Metanálise, educação e ensino

Resumo

Este artigo de natureza teórica objetiva apresentar uma conceitualização de metanálise qualitativa própria para a área das humanidades em seus diferentes campos de estudos. Tendo como lente a área da Educação, enfoca a Educação Matemática, haja vista as múltiplas interfaces que estabelece com as diferentes áreas do conhecimento, ressaltando-se o escopo teórico próprio da pesquisa qualitativa. Realizada metodologicamente por meio de compatibilização de diferentes compreensões sobre metanálise qualitativa, o entrelaçamento possibilitou o aprofundamento do seu conceito. A centralidade da abordagem está na metanálise qualitativa em relação a aspectos históricos, diferentes concepções e compreensões que a permeiam, constituição de seus parâmetros e seus sistemáticos procedimentos. Realiza aproximações entre revisão sistemática, metassíntese, metanálise quantitativa e metanálise qualitativa. Conclui abordando sobre a possibilidade de produção de novos resultados e outras sínteses que transcendem os anteriores originalmente obtidos por meio da metanálise qualitativa.

 

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Biografia do Autor

Larissa Barbosa Luiz Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Paraná - Doutoranda em Educação

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação na UFPR pela linha de Pesquisa "Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano". Graduada em Pedagogia pela UFPR. Participou do programa de Iniciação Científica, orientada pela Prof° Dr° EttIène Cordeiro Guérios do Setor de Educação da UFPR no projeto "Mapeamento da Pesquisa brasileira sobre o professor que ensina matemática". Partivipou do programa PIBID no Subprojeto interdisciplinar "Pedagogia e Matemátia". Membro do Grupo de Pesquisa "Tessitura: complexidade, formação de professores e Educação Matemática.

 

Ettiene Cordeiro Guérios, Universidade Federal do Paraná

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação; Programa de Pós Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Silva, L. B. L. R. da, & Guérios, E. C. (2023). Metanálise Qualitativa: aspectos históricos, conceituais e procedimentais: . TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 6(2), 128–154. https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.17162

Edição

Seção

Artigos