Livro aberto de matemática em diferentes contextos de ensino e aprendizagem: explorando questões sobre projeções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v5i3.12648

Palavras-chave:

Livro Aberto de Matemática. Projeções. Visualização.

Resumo

O Livro Aberto de Matemática (LAM) é um material didático digital, disponibilizado gratuitamente, no qual são propostas atividades referentes aos conteúdos de Matemática da Educação Básica. Neste artigo, teve-se por objetivo analisar o capítulo referente a projeções ortogonais envolvendo vistas em perspectiva, assim como possíveis contribuições das atividades previstas nesse apartado para o desenvolvimento de habilidades visuais de estudantes em contextos de ensino diferentes. Para coletar dados, foram propostas atividades sobre sólidos geométricos e suas propriedades em ações implementadas em um curso pré-universitário vinculado a uma universidade pública e em uma turma de terceiro ano de uma escola estadual do Rio Grande do Sul. Os dados coletados nas aplicações mostraram que as atividades despertaram o interesse dos alunos e aguçaram suas habilidades de visualização espacial, o que os auxiliou na compreensão das propostas do capítulo analisado, inclusive no que diz respeito à Geometria Espacial.

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Biografia do Autor

Laura Tiemme de Castro, Universidade Franciscana

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES). Pós-Graduanda em Gestão Escolar - Especialização da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui Licenciatura Plena em Matemática pela mesma instituição (2019). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria da Universidade Franciscana (UFN) desde 2019. Tem interesse nas seguintes áreas: Educação Matemática no Ensino Básico e Ensino de Geometria.

Carmen Vieira Mathias, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Matemática e doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias, geometria e ensino e aprendizagem de matemática. Participa desde 2018 do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geometria - GEPGEO, na UFN, https://g3pgeo.wixsite.com/gepgeo

José Carlos Pinto Leivas, Universidade Franciscana

Possui graduação em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (1974), especializaçao em Matemática na área de Análise pela Universidade Federal de Pelotas (1982) e mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985). Em 2009 concluiu mais uma etapa em sua formação com o Doutorado em Educação na Linha de Pesquisa em Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná, escrevendo uma tese em Geometria - Imaginação, Intuição e Visualização: a riqueza de possibilidades da abordagem geométrica no currículo de cursos de licenciatura de matemática. É professor titular aposentado pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Foi professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando no Curso de Licenciatura em Matemática e no Curso de Especialização em Educação Matemática. Atuou também como professor em duas disciplinas no Curso de Pedagogia a Distância. Atualmente, é professor do Programa de Pós Graduação em Ensino em Ciências e Matemática da Universidade Franciscana de Santa Maria - UFN. Foi editor da revistas EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA da SBEM- RS até agosto de 2012 e, atualmente, é editor da Revista Vidya, qualis A2, da UFN. Foi diretor regional da SBEM-RS e participou da diretoria nacional da mesma sociedade no período 2004-2007- Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria e Topologia, atuando, principalmente, nos seguintes temas: geometria, educação e ensino, formação de professores, prática de ensino. Foi coordenador do Curso de Matemática da FURG por mais de dez anos e do Curso de Especialização em Matemática, além de várias funções administrativas na mesma instituição. Eleito vice coordenador do GT4-Ensino Superior - da SBEM em outubro de 2012 até.2015 e na sequência o coordenador, até novembro de 2018. Eleito diretor regional da SBEM-RS, em 03 de agosto de 2018 para o triênio 2018-2021. Lidera, desde 2016, o Grupo de Pesquisa em Ensino de Geometria - GEPGEO, na UFN, https://g3pgeo.wixsite.com/gepgeo

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

de Castro, L. T., Mathias, C. V., & Pinto Leivas, J. C. (2022). Livro aberto de matemática em diferentes contextos de ensino e aprendizagem: explorando questões sobre projeções. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 5(3), 03–31. https://doi.org/10.30612/tangram.v5i3.12648

Edição

Seção

Artigos