Metodologias Ativas como estratégia para a aprendizagem significativa em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17672Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Aprendizagem Significativa, Tecnologias DigitaisResumo
Este artigo discute sobre o uso das Metodologias Ativas no ensino de Matemática como alternativa para a construção de aprendizagens significativas, baseado na dissertação de mestrado “Unidades de Ensino Potencialmente Significativas: possibilidades de aprendizagem em matemática”. Utilizando uma abordagem qualitativa e os princípios da Investigação Baseada no Design para orientar a sua condução e a análise dos resultados, a investigação foi realizada com duas turmas de 9º ano em Estância Velha (RS/Brasil) em 2022. A pesquisa teve como objetivo investigar e implementar um projeto de ensino e aprendizagem na área de Matemática com recursos das tecnologias digitais e diferentes metodologias, a partir da constituição de unidades de aprendizagem potencialmente significativas, na perspectiva da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Os resultados apontam que as metodologias ativas estimularam a dedicação e o comprometimento dos estudantes, evidenciando a ocorrência de aprendizagem significativa nos três níveis (representacional, proposicional e conceitual).
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