Metodologias Ativas como estratégia para a aprendizagem significativa em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17672

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Aprendizagem Significativa, Tecnologias Digitais

Resumo

Este artigo discute sobre o uso das Metodologias Ativas no ensino de Matemática como alternativa para a construção de aprendizagens significativas, baseado na dissertação de mestrado “Unidades de Ensino Potencialmente Significativas: possibilidades de aprendizagem em matemática”. Utilizando uma abordagem qualitativa e os princípios da Investigação Baseada no Design para orientar a sua condução e a análise dos resultados, a investigação foi realizada com duas turmas de 9º ano em Estância Velha (RS/Brasil) em 2022. A pesquisa teve como objetivo investigar e implementar um projeto de ensino e aprendizagem na área de Matemática com recursos das tecnologias digitais e diferentes metodologias, a partir da constituição de unidades de aprendizagem potencialmente significativas, na perspectiva da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Os resultados apontam que as metodologias ativas estimularam a dedicação e o comprometimento dos estudantes, evidenciando a ocorrência de aprendizagem significativa nos três níveis (representacional, proposicional e conceitual).

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Biografia do Autor

Pâmela Veridiane da Silva Damian, ULBRA

Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Carmen Teresa Kaiber, Universidade Luterana do Brasil

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca-Espanha (1998). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil atuando no Curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, tendo sido coordenadora de área do PIBID/Matemática da ULBRA. No ano de 2019 foi agraciada com o Prêmio CAPES de Tese 2018 na Área de Ensino.Tem experiência em ensino e pesquisa na área de Educação Matemática atuando principalmente com os seguintes temas: ensino e aprendizagem de Matemática, tecnologias digitais em Educação Matemática e formação de professores de Matemática.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Damian, P. V. da S., & Kaiber, C. T. (2023). Metodologias Ativas como estratégia para a aprendizagem significativa em Matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 6(4), 161–182. https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17672

Edição

Seção

Artigos