TANGRAM - Revista de Educação Matemática

A Tangram - Revista de Educação Matemática é um periódico científico trimestral que publica artigos inéditos sobre os diferentes aspectos relacionados ao campo da Educação Matemática e possui origem em dois grupos de pesquisa da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), vinculados à Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (FACET), à Faculdade de Educação (FAED) e à Faculdade Intercultural Indígena (FAIND): “Teia de Pesquisas em Educação Matemática – TeiaMat/CNPq” e “Grupo de Pesquisas Tecnologias da Educação Matemática – GPTEM/CNPq”.


A Tangram visa contribuir para divulgação de artigos inéditos oriundos de pesquisas, assim como de estudos teóricos aprofundados, trabalhos de iniciação científica e reflexões sobre experiências pedagógicas na Educação Básica e no Ensino Superior. São priorizados artigos da área de Educação Matemática e áreas afins, escritos em português, espanhol, inglês e francês.

Notícias

 

Chamada de dossiê temático- História da educação matemática - contribuições para a formação de professores

 
Dossiê:
História da educação matemática - contribuições para a formação de professores
 
Apresentação:
No âmbito das chamadas "tendências da educação matemática" tem-se diferentes vertentes de pesquisa e atividades profissionais da docência em matemática. Há a etnomatemática, as tecnologias, a resolução de problemas, modelagem matemática, matemática crítica, história da matemática, dentre outras tendências. Mais recentemente, uma nova tendência tem ganhado substantiva adesão de professores e pesquisadores: História da educação matemática - Hem. Com revistas específicas, com um grupo de estudo integrante do ICME, com congressos nacionais e internacionais, com a adoção em vários cursos de licenciatura de uma rubrica de formação precisamente denominada "História da educação matemática", tal tendência vem apresentando um interesse crescente relativamente ao papel dos resultados obtidos nas pesquisas para a formação de professores. Este Dossiê pretende divulgar estudos e experiências que articulam a Hem com a formação de professores que ensinam matemática em diferentes níveis escolares. Assim, subtemas como: história de livros didáticos e formação de professores, história dos métodos de ensino e formação de professores, história dos saberes para a formação de professores, História da educação matemática como disciplina em cursos de formação, dentre vários outros serão acolhidos nesta chamada para compor o Dossiê História da educação matemática - contribuições para a formação de professores.

Submisões : 01/11/2020 a 31/01/2021
 
 
Publicado: 2020-10-07
 

Tangram é indexada na REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

 

O processo de indexação é importante para os periódicos científicos porque representa reconhecimento de mérito, aval à qualidade dos artigos publicados e consequentemente para seus autores.

No mês de julho de 2020 a Tangram foi indexada pela REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico.

A REDIB é uma plataforma de agregação de conteúdos científicos e acadêmicos em formato eletrônico, produzidos no âmbito ibero-americano, ou ligados a ele num sentido cultural e social mais amplo e geograficamente não restritivo.

As ferramentas da REDIB facilitam o acesso, a difusão e a valorização da produção científica gerada nos países ibero-americanos, o que dá destaque para os estudos publicados na Tangram.

Acesse a página da Revista na REDIB:

http://redib.org/Record/oai_revista5641-tangram

 

 
Publicado: 2020-09-10
 
Outras notícias...

v. 3, n. 3 (2020)


Capa da revista