O Educador Matemático Brasileiro Ubiratan D'Ambrosio em vídeos: a Etnomatemática e o desvelamento da Matemática

Ethnomathematics and the unveiling of Mathematics

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16878

Palavras-chave:

Educação Matemática, Etnomatemática, Mídias digitais (YouTube)

Resumo

O objetivo deste artigo, de abordagem qualitativa e caráter descritivo-exploratório, foi analisar a contribuição do material audiovisual disponibilizado na plataforma YouTube com a participação de Ubiratan D'Ambrosio abordando a Etnomatemática. O procedimento foi levantamento e seleção de material audiovisual no Youtube com a fala de D'Ambrosio, que incluísse o assunto Etnomatemática e com visualização acima de 5.000. Foram selecionados seis vídeos disponibilizados entre os anos de 2013 e 2020, com tempo de duração variando entre cinco minutos e duas horas. O material audiovisual disponibilizado contém conceituação
e discussão sobre a Etnomatemática, além de possibilidade de acesso e entendimento de forma diferenciada por meio da mídia digital. A Etnomatemática é, para o teórico, segundo análise dos vídeos, uma construção cultural realizada por grupos distintos em suas vivências cotidianas na busca da sobrevivência e transcendência. Destaca-se também a importância das mídias digitais como modo de acesso à informação e democratização do conhecimento.

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Biografia do Autor

Joeanne Neves Fraz, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília – PPGE/FE-UnB. Linha de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática (Orientador Prof. Dr. Geraldo Eustáquio Moreira). Integrante do Grupo de Pesquisas CNPq: Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM. Bolsista Capes.

Ellen Michelle Barbosa de Moura, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, sob orientação do Prof. Dr. Geraldo Eustáquio Moreira (PPGE/UnB). Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense – UFF; Pós-graduada em Psicopedagogia (2005) e Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG, 2002). Integrante do Grupo de Pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM (UnB, 2018). Telefone: (61) 98230-6119. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8820431912846646

Karla Vanessa Gomes dos Santos, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, sob orientação do Prof. Dr. Geraldo Eustáquio Moreira (PPGE/UnB). Mestra em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (2020). Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (2004). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF, 2014), atuando na Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (SUBIN)/Gerência de Atendimentos Educacionais Especializados (GAESP). Integrante do Grupo de Pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM (UnB, 2018). Telefone: (61) 98421-7521. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3408939654596500

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília - UnB

Pós-Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Doutor em Educação Matemática (PUCSP), com Estágio Doutoral realizado na Universidade do Minho (UMINHO/PT). Professor da Universidade de Brasília - UnB, atuando na Faculdade de Educação e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado). Líder do grupo de pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM. Tutor do Grupo PET Educação da UnB. Telefone: (61) 99230-2134. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8911881624400864

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Publicado

2023-04-01

Como Citar

Fraz, J. N., Barbosa de Moura, E. M., Gomes dos Santos, K. V., & Moreira, G. E. (2023). O Educador Matemático Brasileiro Ubiratan D’Ambrosio em vídeos: a Etnomatemática e o desvelamento da Matemática: Ethnomathematics and the unveiling of Mathematics. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 6(1), 100–118. https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16878

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