O ensino de geometria e o desenvolvimento do pensamento geométrico: um mapeamento de pesquisas realizadas no estado do Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16883

Palavras-chave:

Desenvolvimento do pensamento geométrico, Ensino de geometria, Mapeamento

Resumo

Buscou-se, neste estudo, mapear as produções que discorrem sobre o desenvolvimento do pensamento geométrico, nas teses e dissertações desenvolvidas nos programas de Pós-Graduação stricto sensu, relacionados à educação e ensino de matemática do estado do Espírito Santo (ES), nos anos de 2012 a 2022. A fundamentação teórica apoiou-se no ensino de geometria, no que concerne ao desenvolvimento do pensamento geométrico. Como embasamento metodológico, utilizou-se a investigação de natureza qualitativa do tipo estudo documental, na concepção de Fiorentini e Lorenzato (2007) e, como princípio metodológico, se caracteriza como um mapeamento na acepção de Biembengut (2007). A análise realizada colocou em evidência as fragilidades no ensino de geometria, o que sugere a necessidade de mais estudos com a abordagem do desenvolvimento do pensamento geométrico, com propostas que contribuam para a construção desse tipo de pensamento e desperte o interesse pelos processos de ensino e de aprendizagem de geometria em todos os níveis de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Gaspar Gróla, IFES campus Cachoeiro de Itapemirim

Estudante no IFES campus Cachoeiro de Itapemirim

Jorge Henrique Gualandi, Instituto Federal do Espírito Santo - campus Cachoeiro de Itapemirim

Possui Habilitação profissional em Magistério pela Escola de 2º Grau Dr "Rage Miguel, graduação em Licenciatura em Matemática pela FAFILE/UEMG - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Carangola/ Universidade do Estado de Minas Gerais, especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras - UFLA , especialização em Metodologia do Ensino da Matemática, pela AVM-Faculdades Integradas do Rio de Janeiro - RJ, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC-MG e Doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP . Atualmente é professor do Ifes - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cachoeiro de Itapemirim . Professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES - campus de Alegre. Membro do grupo de pesquisa GPEA- Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica - PUC/SP, membro do grupo de pesquisa GEPEM-ES - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática do Espírito Santo e líder do grupo de pesquisa GPEMES - Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Fundamentos de Matemática, Ensino de Geometria ,e Ensino de Álgebra. Possuindo experiência em Formação Inicial e Continuada para Professores que Ensinam Matemática. Vice diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional Espírito Santo - SBEM-ES, gestão 2022 - 2024 .

Referências

Battista, M. T. (2007). The development of geometric and spatial thinking. Seco handbook of research on mathematics teaching and learning, v. 2, p. 843-908.

Biembengut, M. S. (2007). Mapeamento como princípio metodológico para a pesquisa educacional. In: Machado, N. J. Cunha, M. O. da. Linguagem, conhecimento, ação: ensaios de epistemologia e didática. Escrituras Editora, p. 289-312.

Bogdan, R. C., Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em educação. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto (Portugal): Porto.

Brasil. (1998). Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental: Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília. MEC/SEF.

Brasil. (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília.

Fainguelert, E. K. (1999). Educação matemática: representação e construção em geometria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

Fiorentini, D. Lorenzato, S. (2007). Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. (2a ed.). Campinas: Autores Associados.

Hershkowitz, R. (1994). Visualização em geometria – as duas faces da Moeda. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro: o grupo, n. 32, ano XVIII, p. 45-61.

Leivas, J. C. P. (2009). Imaginação, Intuição e Visualização: a riqueza de possibilidades da abordagem geométrica no currículo de cursos de licenciatura de matemática. (Tese de doutorado). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil. Recuperado em 18 de agosto, 2022, de http://www.ppge.ufpr.br/teses/teses/D09_leivas.pdf.

Lorenzato, S. (1995, janeiro/junho). Por que não ensinar geometria? Educação Matemática em Revista. São Paulo, v. 4, p. 3-13.

Loureiro, C. (2009, novembro/dezembro). Geometria no Novo Programa de Matemática do Ensino Básico: Contributos para uma gestão curricular reflexiva. Educação e Matemática, Torres Vedras, 105, p. 61-66.

Mizukami, M. G. N. (1986). Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU.

Montoito, R. Leivas, J. C. P. (2012). A representação do espaço na criança, segundo Piaget: os processos mentais que a conduzem à formação da noção do espaço euclidiano. Vidya, v. 32, n. 2, p. 15.

Piaget, J. Inhelder, B. (1993). A representação do espaço na criança. Porto Alegre: Artes Médicas.

Rêgo, R. G. Rêgo, M. Vieira, K. M. (2012). Laboratório de ensino de geometria. Campinas, SP: Autores Associados.

Souza, K. (2017, março). Piaget e a construção de conceitos geométricos. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), v. 9, n. 1, p. 247-260.

Wheeler, D. (1981). Imagem e pensamento geométrico. CIEAEM - Comtes Rendus de 1a 33e Rencontre Internationale, p. 351-353, Pallanza.

Downloads

Publicado

2023-04-01

Como Citar

Gaspar Gróla, M., & Henrique Gualandi, J. (2023). O ensino de geometria e o desenvolvimento do pensamento geométrico: um mapeamento de pesquisas realizadas no estado do Espírito Santo. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 6(1), 63–99. https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16883

Edição

Seção

Artigos