Os Jogos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Frações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17595

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, BNCC, Pesquisa Bibliográfica

Resumo

As metodologias de ensino que têm como base a utilização de jogos podem permitir um ensino mais abrangente, participativo e envolvente e, com isso, acredita-se que esse recurso didático possa ser uma ferramenta eficiente e muito valiosa que tem muito a contribuir para o processo de ensino-aprendizagem das Frações. Diante disso, este trabalho tem como objetivo investigar os estudos relacionados à utilização dos jogos no processo de ensino-aprendizagem de Frações a partir da publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo como foco as pesquisas existentes no Brasil. Esse estudo foi estruturado a partir de uma pesquisa bibliográfica, tendo como base metodológica o Estado da Arte. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada a pesquisa, a seleção e a análise de trabalhos publicados no portal Periódicos Capes e na plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a partir de 2018, ano de publicação da BNCC. Todos os trabalhos tiveram seus resumos lidos e, após uma triagem, excluíram-se aqueles que não atendiam os aspectos propostos na pesquisa, restando 4 artigos do Portal Periódicos Capes e 3 dissertações da Biblioteca Digital que tratam do ensino de Frações por meio de jogos.

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Biografia do Autor

Jefferson de Melo Batista, IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba

Licenciado em Matemática pelo IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba

Paula Reis de Miranda, IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC – MG), docente do IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba.

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Publicado

2024-03-30

Como Citar

de Melo Batista, J., & Reis de Miranda, P. (2024). Os Jogos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Frações . TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(1), 85–104. https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17595

Edição

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Artigos