Um trabalho documental para o ensino de Juros Compostos: articulações entre recursos para resolução de situações-problema em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16871

Palavras-chave:

Gênese Documental, Juros Compostos, Trabalho Colaborativo

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado, a qual teve como objetivo caracterizar a Gênese Documental de duas professoras de Matemática do Ensino Médio em um trabalho colaborativo remoto, devido à pandemia do Covid-19, para o ensino de Juros Compostos. O referencial teórico, Abordagem Documental do Didático, envolve o processo contínuo da Gênese Documental, em que recursos, associados aos esquemas de utilização, são transformados em documentos. Considerando o conceito de trajetória documental, procurou-se entender a evolução do trabalho documental no decorrer do tempo. A pesquisa foi estruturada em quatro situações profissionais: situação de reflexão, situação de formação, situação de implementação e situação de confrontação e, nesse artigo, enfatizam-se as situações de implementação e confrontação das aulas relacionadas a uma das docentes, por meio do GeoGebra Classroom articulado com o Google Sala de Aula, na resolução de situações-problema. Dessa forma, foi possível realizar inferências sobre a evolução do trabalho documental da professora e o seu aperfeiçoamento profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celina Aparecida Almeida Pereira Abar, PUC-SP

Docente na PUC- SP

Chrystian Bastos de Almeida, Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA) Irará, Bahia

Doutorado pela PUC-SP e professor da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA)

Irará, Bahia.

Referências

Abar, C. A. A. P. (2019). Articulações teóricas sobre a Abordagem Documental do DidáticoTheoretical articulations on the documentary approach of didactics. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, [s.l.], v. 21, n. 5, pp. 217-229. Portal de Revistas PUC- SP. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p217-229.

Dias, A. O., Almeida, C. B. & Abar, C. A. A. P. (2021). Estado de conhecimento sobre a Abordagem Documental do Didático em pesquisas na Língua Portuguesa. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 1, pp. 1-25.

Gueudet, G. & Trouche, L. (2009). Towards new documentation system for mathematics teachers? The International Journal on Mathematics Education- ZDM, Springer, v. 71, pp. 199-218.

Gueudet, G. & Trouche, L. (2010). Des ressources aux documents, travail du professeur et genèses documentaires. In: Gueudet, G. & Trouche, L. (dir.), Ressources vives. La documentation des professeurs en mathématiques, 57-74, INRP et PUR.

Gueudet, G. & Trouche, L. (2015). Do trabalho documental dos professores: gêneses, coletivos, comunidades: o caso da Matemática. Em teia, 6(3). Tradução de Katiane de Moraes. https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2243.

Pinto, C. L. L. & Leite, C. (2014). Trabalho Colaborativo: um conceito polissêmico. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 19, n. 3, pp. 143-170.

Rocha, K. M. (2019). Une étude des effets du travail documentaire et collectif sur le développement professionnel des enseignants de mathématiques: apport des concepts d’expérience et de trajectoire documentaires. [Tese (Doutorado) – Curso de Didactique Des Mathématiques, Ecole Normale Supérieure de Lyon]. https://tel.archives-ouvertes.fr/ tel-02399664/document.

Trouche, L., Gueudet, G. & Pepin, B. (2018). The Documentational approach to didactics. In: S. Lerman (Ed.), Encyclopedia of Mathematics Education. Online first, N.Y.: Springer.

Trouche, L., Gueudet, G., Pepin, B., Rocha, K., Assis, C. & Igliori, S. (2020). A Abordagem Documental do Didático. DAD-Multilingual. https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-02664943/document.

Downloads

Publicado

2023-04-01

Como Citar

Abar, C. A. A. P., & Almeida, C. B. de. (2023). Um trabalho documental para o ensino de Juros Compostos: articulações entre recursos para resolução de situações-problema em tempos de pandemia. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 6(1), 142–161. https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16871

Edição

Seção

Artigos