Ensinar e aprender multiplicação: uma proposta com alunos surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.13583

Palavras-chave:

Educação Matemática, Multiplicação, Surdo

Resumo

O artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi compreender o processo de construção do conceito multiplicativo por um grupo de alunos surdos. A pesquisa teve caráter qualitativo, sendo a produção de dados realizada em oito encontros, entre 2017 e 2018. Os sujeitos foram um grupo de alunos surdos do 5º ano do Ensino Fundamental e nas atividades foram utilizados materiais concretos. O aporte teórico foi a Teoria dos Campos Conceituais, de Vergnaud e a Teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel. Os resultados mostraram que os alunos resolveram diferentes situações por meio da multiplicação, compreendendo que o algoritmo da multiplicação é comutativo. Ainda, ao manusearem os materiais concretos, ou representá-los por meio de desenhos, entenderam o conceito da multiplicação, em que cada termo tem sua função específica.

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Biografia do Autor

Thaís Philipsen Grützmann, Universidade Federal de Pelotas

Departamento de Educação Matemática. Atua na área da Educação Matemática

Fabiane Carvalho Bohm, Escola Especial Professor Alfredo Dub

Professora de Matemática.

Tatiana Bolivar Lebedeff, Universidade Federal de Pelotas

Centro de Letras e Comunicação. Área de Libras.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

Grützmann, T. P., Bohm, F. C., & Lebedeff, T. B. (2022). Ensinar e aprender multiplicação: uma proposta com alunos surdos. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 5(4), 140–161. https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.13583

Edição

Seção

Artigos