Dupla Descontinuidade Contínua na Formação Inicial de Professores de Matemática: compreensões dos Professores de Matemática em Serviço nas Escolas da Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v5i3.12532

Palavras-chave:

Licenciatura em Matemática. Dupla Descontinuidade. Professores de Matemática em Serviço.

Resumo

Neste trabalho objetivamos compreender a maneira como a Formação Matemática (Matemática Acadêmica x Matemática Escolar) foi abordada no curso de licenciatura em Matemática da UNEMAT de Barra do Bugres/MT, na perspectiva de professores de Matemática em serviço atuantes nas escolas da Educação Básica. Realizamos uma pesquisa qualitativa, visando delinear interpretações em relação aos conhecimentos matemáticos que efetivamente foram fundamentais para a atuação profissional na Educação Básica dos 46 professores de Matemática em serviço nas escolas da Educação Básica, egressos do referido curso de Licenciatura em Matemática. Para analisar os dados, utilizamos alguns procedimentos da Análise de Conteúdo na perspectiva elucidada por Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos proporcionou a constituição de Categorias de Análise que representam a síntese das significações. Concluímos afirmando que a “Dupla Descontinuidade”, na perspectiva apresentada por Félix Klein em 1909 perdura até o presente momento no referido curso de formação inicial de professores de Matemática, ou seja, temos uma “Dupla Descontinuidade Contínua”, pois constatamos que ainda existe uma priorização dos conteúdos da Matemática Acadêmica de uma maneira desarticulada dos conteúdos da Matemática Escolar na formação inicial dos futuros professores de Matemática.

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Biografia do Autor

Márcio Urel Rodrigues, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professor do Curso de Licenciatura em Matemática - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas;Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Barra do Bugres/MT;Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UNEMAT/Campus de Barra do Bugres/MT; Diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Mato Grosso.

Ediel Pereira Macedo, SEDUC/MT

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat – Barra do Bugres/MT. Professor da SEDUC/MT.

Luciano Duarte Silva, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia – IFG/Goiânia/GO

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista – Unesp/Rio Claro/SP. Docente Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia – IFG/Goiânia/GO.

William Vieira Gonçalves, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutor em Educação para Ciência pela Universidade Estadual Paulista – Unesp/Bauru/SP. Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT/Barra do Bugres.

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

Rodrigues, M. U., Macedo, E. P., Silva, L. D., & Gonçalves, W. V. (2022). Dupla Descontinuidade Contínua na Formação Inicial de Professores de Matemática: compreensões dos Professores de Matemática em Serviço nas Escolas da Educação Básica. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 5(3), 189–224. https://doi.org/10.30612/tangram.v5i3.12532

Edição

Seção

Artigos