Pensamento Financeiro e Letramento Estatístico: teorizações iniciais, desafios e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16819

Palavras-chave:

Pensamento Financeiro Multidimensional., Letramento Financeiro., Letramento Estatístico., Cenários de Investigação., Estatística Cívica.

Resumo

Esse artigo apresenta reflexões a respeito do desenvolvimento do pensamento e letramento financeiro e estatístico, contemplando demandas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório que busca, por meio de propostas didáticas criativas que exploram metodologias ativas de ensino e de aprendizagem, oferecer alternativas didáticas para a promoção da Educação Financeira e da Educação Estatística na Educação Básica brasileira. O quadro teórico que embasa nossa pesquisa constitui-se pela perspectiva de desenvolvimento de pensamento financeiro por meio de cenários de investigação, na concepção de Ole Skovsmose, e do letramento estatístico amparado por estatísticas cívicas, segundo Iddo Gal.  Ao final, acreditamos ter alcançado nosso objetivo ao oferecer ao professor de Matemática alternativas didáticas para o desenvolvimento da criticidade e autonomia investigativa discente, prescritas na BNCC, no campo do tema contemporâneo transversal Educação Financeira e da unidade temática Probabilidade e Estatística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Kistemann Jr, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFFJ)

Marco Aurélio Kistemann Jr. é Pesquisador de campo e Líder do Grupo Pesquisa de Ponta (UFJF) e Pesquisador Colaborador do Grupo PEA-MAT-PUC-SP-Processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática. Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Doutorado na Universidade Estadual Paulista (UNESP-RioClaro-2011) em Educação Matemática com tema referente à Educação Financeira, Produção de Significados e Educação Matemática Crítica. É também professor-associado do Departamento de Matemática e professor da Linha de Pesquisa 1(Formação de Professores de Matemática) do Mestrado Profissional em Educação Matemática (UFJF) e do Mestrado Profissional em Gestão Escolar e Avaliação do CAED/UFJF. Membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello-Pareceria Acnur-ONU-UFJF com ações de Educação Financeira para Refugiados, Coordenador de diversos Projetos de Extensão Universitária com temática de Educação Financeira, Inclusão e Justiça Social e Economia Solidária na UFJF e membro do Conselho Editorial da Editora UFJF.

Cassio Cristiano Giordano, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Pós-Doutorado em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). É formado em Psicologia pela Universidade Metodista - SP (1993). Possui Licenciatura em Ciências e Matemática pela Universidade Ibirapuera - SP (2000). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos - SP (2021). Possui Especialização em Matemática no Ensino Médio, pela Pontifícia Universidade Católica - SP(2006), Especialização em Docência e Pesquisa no Ensino Superior, pela Universidade Metropolitana de Santos - SP (2009), Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, pela Universidade Federal Fluminense - RJ (2010), Especialização em Ensino da Matemática, pela Universidade Estadual de Campinas - SP (2013), Mestrado Acadêmico em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica - SP (2016) e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica - SP (2020). Atua como Professor de Educação Básica II - Secretaria de Estado da Educação do Governo do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) desde 1993. Lecionou nas Faculdades Integradas de Guarulhos - SP, nos cursos de pós-graduação em Educação Matemática e em Psicopedagogia. Lecionou no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) como professor colaborador. Membro do GT12 - Educação Estatística. Membro da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Membro da Red Latinoamericana de Investigación en Educación Estadística (RELIEE). Pesquisador Assistente do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT). Membro do Grupo GEDIM/STATISTIC, ligado ao Grupo Estudo da Didática da Matemática (GEDIM), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística ? MoSaiCo Edu e do Grupo Internacional Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Estatística - GIIPEE, ambos, ligados à Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Membro do International Statistical Institute (ISI). Membro do International Association for Statistical Education (IASE). Membro do Corpo Editorial da Akademy Editora.

Fabiano dos Santos Souza, Universidade Federal Fluminense (UFF)

FABIANO SOUZA fez em três anos doutorado Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (2016). Mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em março de 2007. Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2001. Em 2009, ingressou na carreira do magistério superior da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Professor Adjunto IV e lotado no Departamento de Educação, Sociedade e Conhecimento (SSE) da Faculdade de Educação (FEUFF). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (PPGEn-UFF-INFES). Professor Colaborador do Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atual coordenador de área do Subprojeto do PIBID de Matemática da UFF (2022 - 2024). Foi coordenador do Subprojeto Interdisciplinar de Matemática e Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID 2020-2022). Foi coordenador do Subprojeto de Matemática do Programa Institucional da Residência Pedagógica da UFF (2018 - 2020) e do PIBID (2012 -2013). Foi integrante da equipe de professores da Especialização em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da UFF (IME) de 2012 a 2018. Foi Coordenador Adjunto na IES (UFF) do Curso de Especialização em Gestão Escolar (UFF/SEB/MEC/Ead - 2015-2017) - Escola de Gestores. Atua nas áreas de Educação Matemática, Educação Estatística e Financeira, Formação de Professores e Políticas Educacionais. É líder do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem em Matemática e Estatística. Atual colaborador do Grupo de Pesquisa em Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemátic

Referências

Araújo, R. M. B. (2009). Alfabetização econômica: compromisso social na educação das crianças. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista SP.

Barroso, D. F. (2013). Uma proposta de curso de serviço para a disciplina Matemática Financeira mediada pela produção de significados dos estudantes de Administração. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática. Juiz de Fora: UFJF.

Bauman, Z. (2008). Vida para consumo: a transformação de pessoas para produtos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora.

Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação.

Carraher, T. N.; Carraher, D. W.; Schliemann, A. D. (1982). Na vida, dez; na escola, zero. Cadernos de Pesquisa, 42, 79-86.

Cobb, G. W., & Moore, D. S. (1997). Mathematics, statistics, and teaching. The American mathematical monthly, 104(9), 801-823.

Coutinho, C. Q. S.; Teixeira, J. (2015). Letramento Financeiro: um diagnóstico de saberes docentes. REVEMAT, 10 (2), 1-22.

Coutinho, C. Q. S.; Souza, F. S. (2015). Potencialidades do Uso do GeoGebra e do R na Construção e Interpretação de Gráficos Estatísticos. In: Educação Estatística: ações e estratégias pedagógicas no ensino básico e superior. Suzi Samá; Mauren Porciúncula (organizadoras). Curitiba: CRV.

Denegri, M. C. (2004). Introduccion a la Psicologia Economica. Psicom Editores.

Engel, J. (2019). Cultura estadística y sociedad. Actas del Tercer Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística, 1-18. Granada: Grupo FQM-126.

Engel, J.; Ridgway, J.; Stein, F. W. (2021). Educación Estadística, Democracia y Empoderamiento de los Ciudadanos. Paradigma, 42, 1-31.

Freire, P. (2005). Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra

Gal, I. (2002). Adults' statistical literacy: Meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, 70(1), 1-25.

Gardner, H. (1993). Multiple intelligences. New York: Basic Books.

Gould, R. (2017). Data literacy is statistical literacy. Statistics Education Research Journal, 16(1), 22-25.

Hartmann, A. L. B.; Rangel, A. C. F., Malheiros, A. P. S. (2021). Educação Financeira Escolar e Modelagem Matemática: uma proposta de discussão para a Educação Básica. INTERMATHS, 2(1), 106-120.

Kistemann Jr, M. A. (2011). Sobre a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos-consumidores. 2011. Tese (Doutorado). Rio Claro: UNESP.

Kistemann Jr, M. A.; Castilho, C. R. (2018). Uma experiência com a Ética e Ed. Financeira no projeto PIBIC/CNPQ/UFJF. RPEM, 7(13), 355-371.

Llosa, M. V. (2013). A civilização do espetáculo: uma radiografia do nosso tempo e da nossa cultura. Rio de Janeiro: Objetiva.

Luria, A. (1976). El cérebro em acción. Barcelona: Fontanella.

Macedo, L. S. R. D.; Silveira, A. D. C. D. (2012). Self: um conceito em desenvolvimento. Paidéia, 22, 281-290.

Nicholson, J.; Gal, I.; Ridgway, J. (2018). Understanding Civic Statistics: A Conceptual Framework and its Educational Applications. A product of the ProCivicStat Project.

Skovsmose, O. (2000). Cenários para investigação. Bolema. 13 (14), 66-91.

Vygotsky, L. S. (2008). Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes.

Downloads

Publicado

2023-04-01

Como Citar

Kistemann Jr, M. A., Giordano, C. C., & dos Santos Souza, F. (2023). Pensamento Financeiro e Letramento Estatístico: teorizações iniciais, desafios e possibilidades. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 6(1), 162–184. https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16819

Edição

Seção

Ensaios teóricos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)