Recorte de pesquisas brasileiras sobre Etnomodelagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.12894

Palavras-chave:

Etnomodelagem, Modelagem Matemática, Etnomatemática, Mapeamento

Resumo

Este artigo objetiva analisar como se apresentam as pesquisas, divulgadas por meio de artigos científicos, que tratam sobre a etnomodelagem. Trata-se de um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico no qual se utilizou o mapeamento na pesquisa educacional como princípio metodológico. Para tanto, buscou-se no Google Acadêmico artigos que apresentassem a etnomodelagem como foco de estudo. Foram considerados como corpus de análise 14 pesquisas. Como resultado, compreendeu-se que as pesquisas sobre etnomodelagem tentem a seguir duas direções: a) teóricos; b) ‘na’ ou ‘para’ sala de aula. Os artigos teóricos concentram-se em uma dupla de autores, pesquisadores brasileiros que atualmente dedicam-se ao estudo da Etnomodelagem. Na categoria “na ou para sala de aula”, autores diversos apresentam relatos e∕ou propostas de utilização da Modelagem Matemática aliada à Etnomatemática para estudantes da Educação Básica.

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Biografia do Autor

Vladimir Félix dos Santos, Grupo Educacional IBRA.

Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física. Licenciado em Matemática. Licenciando em Física. Grupo
Educacional IBRA.

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Professora Adjunta no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia  - UFRB. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Santos, V. F. dos, & Madruga, Z. E. de F. (2022). Recorte de pesquisas brasileiras sobre Etnomodelagem. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 5(2), 111–132. https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.12894

Edição

Seção

Artigos