As TDIC e o Ensino de Matemática: um mapeamento sistemático sobre sua relação com a EMC e a ECTS no Ensino Básico nos últimos dez anos

Un Mapeo Sistemático de su relación con la EMC y la ECTS en la Educación Básica en los últimos Diez Años

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17574

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Educação consciente e crítica, Revisão de Literatura

Resumo

Atualmente, vem sendo exigida dos novos alunos uma atuação crítica no contexto sociocultural e sociopolítico, bem como a utilização adequada da Ciência e Tecnologia. Nesse contexto, se fazem perceptíveis as vertentes educacionais Educação Matemática Crítica (EMC) e Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (ECTS). Destarte, o objetivo desta pesquisa é investigar: As atividades de ensino de Matemática mediadas pelas TDIC podem oferecer contribuições didático-pedagógicas que promovam uma formação crítica, cidadã e humanitária dos estudantes, alinhando-se aos princípios teóricos da EMC e da ECTS? Para alcançar este objetivo, analisamos artigos das plataformas SciELO e Capes. Consoante os resultados, a maioria dos artigos examinados apresentaram evidências da ECTS ou da EMC. Além disso, embora não estejam relacionados com os resultados diretos da aplicação das TDIC no ensino de Matemática, uma parcela significativa dos artigos analisados apresenta uma preocupação com elementos que estão em consonância com a EMC ou a ECTS e também o reconhecimento da importância destas duas vertentes no ensino. Sendo possível sustentar que a incorporação das TDIC nestas atividades certamente contribuem com as duas vertentes.

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Biografia do Autor

Evonir Albrecht, Universidade Federal do ABC - UFABC

Formado em Magistério, para atuar com os anos iniciais da Educação Básica pelo Colégio Cenecista Marechal Arthur da Costa e Silva de Guarujá do Sul, SC; Atuou nos anos iniciais da Educação Básica e Ensino Infantil; Licenciado em Matemática com habilitação em Física pela Universidade do Oeste de Santa Catarina; Licenciado em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho; Especialista em Psicopedagogia, Ensino de Física, Gestão da educação Pública; Mestre e Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul; Pós Doutorado com ênfase nos Elementos do Enfoque CTS e da Educação Matemática Crítica contemplados nas diretrizes curriculares e nas questões do ENADE para os cursos de Licenciatura em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul; Avaliador do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD); Professor da rede municipal de Guarujá do Sul-SC, Caraguatatuba e São Paulo/SP e da rede estadual de Educação Básica nos estados de Santa Catarina e São Paulo; Professor no Centro Universitário Módulo na cidade de Caraguatatuba, nas Universidades Nove de Julho, FMU, Cruzeiro do Sul na cidade de São Paulo; Atuou como Tutor on-line pela FUNCAMP no programa REDEFOR do governo do Estado de São Paulo. Foi Pró-Reitor Adjunto de Extensão e Cultura, é Professor Adjunto na Universidade Federal do ABC na graduação e pós-graduação. Atua junto ao Programa de Pós-Graduação da UFABC, nas linhas de pesquisa: ensino, aprendizagem, currículo, CTS, estágio supervisionado, ensino de astronomia e formação de Professores. É parecerista em diferentes revistas científicas.

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Publicado

2024-03-30

Como Citar

Aguiar de Freitas Souza, K., & Albrecht, E. (2024). As TDIC e o Ensino de Matemática: um mapeamento sistemático sobre sua relação com a EMC e a ECTS no Ensino Básico nos últimos dez anos: Un Mapeo Sistemático de su relación con la EMC y la ECTS en la Educación Básica en los últimos Diez Años. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(1), 22–41. https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17574

Edição

Seção

Artigos