O Graphmatica nas práticas pedagógicas no curso de Licenciatura em Matemática: o ensino de Funções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16864

Palavras-chave:

Software, Investigação matemática, Formação inicial

Resumo

Este estudo teve como objetivo principal refletir sobre a utilização do software Graphmática na prática pedagógica matemática junto aos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do segundo ano de uma faculdade pública, no interior do Mato Grosso do Sul, para potencializar o estudo de funções do 1º grau. Nesse sentido, nos pautamos nos estudos de Gáscon, pois compreendemos que ensinar matemática é problematizar, provocar a elaboração de conjecturas, sendo o aluno, protagonista deste processo Para tanto, a tecnologia digital, tal como está posta hoje, pode contribuir para que essa interação seja efetivada permitindo que o estudante relacione aprendizagens anteriores com os novos conhecimentos a serem construídos e incorporados. Como resultados, a análise dessa investigação permitiu observar que mais fundamental do que ter o domínio do software, é proporcionar situações pedagógicas em que se engendra atividades cativantes, que despertem a curiosidade e o senso crítico dos alunos - em nosso caso, dos acadêmicos.

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Biografia do Autor

Sonner Arfux de Figueiredo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Katia Guerchi Gonzales, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e doutorado em Educação para a Ciência pela Unesp. Atua como docente do ensino superior na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Nova Andradina. É membro do Grupo de História Oral e Educação Matemática (Ghoem). Desenvolve pesquisas na área da Educação Matemática, atuando principalmente na História da Educação Matemática. É também membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Mato Grosso do Sul, membro do comitê de pareceristas das revistas Perspectivas da Educação Matemática, Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas e Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática.

Antonio Sales, Universidade Anhanguera-Uniderp

Possui graduação em Matemática pela Universidade Católica Dom Bosco (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010). Docente Sênior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2015-2022) e Docente do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Anhanguera- Uniderp e do Programa de Educação Matemática da Universidade Anhanguera-SP. Tem experiência na área de Ensino de Matemática, Estatística Aplicada, Modelagem Matemática, Geometria. Desenvolve projetos de pesquisa principalmente em: a) Educação Matemática envolvendo os seguintes temas: Teoria Antropológica do Didático, Demonstração e Argumentação, Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação e Matemática na Educação Especial; b) Formação de Professores envolvendo: Ética Profissional, Concepções de Professores, Educação em Saúde, Análise de Material Educativo e Narrativas ;c) bem-estar humano levando em conta o desenvolvimento da Inteligência Espiritual. Atualmente cursa graduação em Filosofia e é membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UNIDERP. http://orcid.org/0000-0001-5515-6625

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Publicado

2023-04-01

Como Citar

Figueiredo, S. A. de, Gonzales, K. G., & Sales, A. (2023). O Graphmatica nas práticas pedagógicas no curso de Licenciatura em Matemática: o ensino de Funções . TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 6(1), 119–141. https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16864

Edição

Seção

Artigos