Atividades de estatística e probabilidade em um livro didático de Matemática sob a perspectiva da Taxionomia de Bloom

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17364

Palavras-chave:

Probabilidade, Estatística, Anos Iniciais

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar as dimensões do processo cognitivo contempladas nas atividades presentes em um livro didático do 5º ano, em relação a unidade temática probabilidade e estatística, para desvelar suas potencialidades para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. As análises foram fundamentadas na Taxionomia de Bloom e as dimensões do processo cognitivo estruturadas nessa teoria. A pesquisa é bibliográfica e segue uma abordagem qualitativa. Nesse estudo ficou evidente que dimensões menos complexas do processo cognitivo foram priorizadas e que outras dimensões precisavam de maior suporte para um melhor aproveitamento. Diante do que foi evidenciado é importante ressaltar o papel do professor que ensina Matemática em reconhecer as dimensões do processo cognitivo que cada questão pode desenvolver e de preencher lacunas que possam se tornar obstáculos para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes.

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Biografia do Autor

Maria Cristina Otto, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora em instituição filantrópica de Educação Infantil.

Fátima Aparecida Queiroz Dionizio, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Especialista em Educação Matemática (2009-2011), licenciada em Matemática pela UENP (2005-2008) e em Pedagogia pela UEPG (2009-2012). Atuou como professora na Educação Básica e atualmente é professora no Curso de Pedagogia da UEPG. Leciona, pesquisa e realiza atividades de extensão na área da Educação, com ênfase em Educação Matemática. É integrante da equipe editorial da Revista Olhar de Professor. Orienta acadêmicos para realização de pesquisas de Iniciação Científica e trabalhos de conclusão de curso. Dedica-se aos estudos sobre ensino, operações cognitivas e aprendizagem da matemática no período da infância, aprendizagem da docência, formação de professores e registros de representações semióticas. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Infância e pesquisadora no Grupo de Estudo e Pesquisa em Aprendizagem da Matemática - GEPAM/UEPG.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Otto, M. C., & Queiroz Dionizio, F. A. (2023). Atividades de estatística e probabilidade em um livro didático de Matemática sob a perspectiva da Taxionomia de Bloom. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 6(4), 23–45. https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17364

Edição

Seção

Artigos