Educação Financeira e Matemática Financeira: interfaces entre a Etnomatemática e Teoria Antropológica do Didático
interfaces between Ethnomathematics and Anthropological Didactic Theory
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.16963Palavras-chave:
Educação Financeira, Matemática Financeira, Teoria Antropológica do Didático, EtnomatemáticaResumo
Este artigo compreende um mapeamento de estudos científicos, artigos, dissertações e teses que apresentam discussões que tratam sobre possíveis articulações entre as temáticas de Educação Financeira (EF) e/ou Matemática Financeira (MF) nos quadros teóricos da Teoria Antropológica do Didático (TAD) e/ou Etnomatemática. O estudo é um recorte da tese de doutoramento da primeira autora, que remete ao ensino de MF, tendo como aportes teóricos a TAD e a Etnomatemática. A partir da busca parametrizada, leitura e seleção de trabalhos, analisou-se que, entre os trabalhos publicados de 2010 a 2020, no último quinquênio foi desenvolvido um maior número de pesquisas (oito) que apresentam possíveis inter-relações entre EF e MF na perspectiva da Educação Matemática com viés para TAD e/ou Etnomatemática. Buscou-se, ainda, identificar em que medida as pesquisas mapeadas apontam para a construção de práticas diferenciadas no processo de ensino e aprendizagem, todavia, esse apanhado evidencia que as pesquisas tomam como referencial a inter-relação entre esses campos – EF e MF com a Etnomatemática e/ou a TAD – ainda não contemplam suficientemente a vivência dos discentes, de modo a possibilitar o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas.
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