Educação Financeira e Matemática Financeira: interfaces entre a Etnomatemática e Teoria Antropológica do Didático

interfaces between Ethnomathematics and Anthropological Didactic Theory

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.16963

Palavras-chave:

Educação Financeira, Matemática Financeira, Teoria Antropológica do Didático, Etnomatemática

Resumo

Este artigo compreende um mapeamento de estudos científicos, artigos, dissertações e teses que apresentam discussões que tratam sobre possíveis articulações entre as temáticas de Educação Financeira (EF) e/ou Matemática Financeira (MF) nos quadros teóricos da Teoria Antropológica do Didático (TAD) e/ou Etnomatemática. O estudo é um recorte da tese de doutoramento da primeira autora, que remete ao ensino de MF, tendo como aportes teóricos a TAD e a Etnomatemática. A partir da busca parametrizada, leitura e seleção de trabalhos, analisou-se que, entre os trabalhos publicados de 2010 a 2020, no último quinquênio foi desenvolvido um maior número de pesquisas (oito) que apresentam possíveis inter-relações entre EF e MF na perspectiva da Educação Matemática com viés para TAD e/ou Etnomatemática. Buscou-se, ainda, identificar em que medida as pesquisas mapeadas apontam para a construção de práticas diferenciadas no processo de ensino e aprendizagem, todavia, esse apanhado evidencia que as pesquisas tomam como referencial a inter-relação entre esses campos – EF e MF com a Etnomatemática e/ou a TAD – ainda não contemplam suficientemente a vivência dos discentes, de modo a possibilitar o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Stephany Karoline de Souza Chiappetta, Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte

Mestra em Educação pela Universidade de Pernambuco (UPE), 2018. Especialista em Ensino de Matemática pela Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (FAINTVISA), 2017. Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Pernambuco, 2015. Atualmente é professora de Matemática da rede estadual do estado de Pernambuco.

Anna Paula de Avelar Brito Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco

É graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1990), Mestre em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (1996) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Tem Pós-Doutorado na PUC-SP - Bolsista Sênior de Pós-doc CNPq (2023). Professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco, atuando nos cursos de graduação desta Universidade, bem como no Programa de Pós-graduação no Ensino das Ciências e Matemática/UFRPE (Mestrado e Doutorado), ministrando disciplinas e orientando dissertações e teses, tanto no ensino de matemática, quanto de química, física e biologia. Na graduação trabalha com disciplinas ligadas à Psicologia da Aprendizagem e Educação Inclusiva. É pesquisadora nas áreas de Didática da Matemática (Fenômenos Didáticos, Contrato Didático e Transposição Didática), Desenvolvimento e Aprendizagem de Conceitos. Membro do Grupo de Pesquisa em Fenômenos Didáticos na Classe de Matemática (CNPq), do Núcleo de Pesquisa em Relação ao Saber (NUPERES) e Grupo de Estudos Avançados em Didática da Matemática (GEADM). Foi Tesoureira da Diretoria Nacional Executiva da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, de julho de 2007 até julho de 2010. Coordenadora dos Cursos de Graduação da UFRPE (2012-2014), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação no Ensino das Ciências e Matemática - PPGEC/UFRPE de junho de 2014 a agosto de 2016. ORCID: 0000-0003-1471-228X

José Luiz Cavalcante, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Ensino das Ciências e Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGEC-UFRPE), Professor da Universidade Estadual da Paraíba - Campus VI - em Monteiro - PB. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba. Atua como como professor e pesquisador no Curso de Licenciatura em Matemática e na Especialização em Ensino de Ciências da Natureza para a Convivência com o Semiárido CDSA-UFCG. Foi Diretor Adjunto do Centro de Ciências Humanas e Exatas do Campus - VI - UEPB. Foi coordenador de área do Subprojeto Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (CAPES / PIBID / UEPB) no Campus - VI (2012-2022). Atuou como educador na Educação Básica por mais de 10 anos tendo experiência em todos os níveis de ensino. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (NEPEMAT) que está ligado à Reunião de Estudos em Didática da Matemática (REDE) e que abriga atividades de pesquisa e extensão nas linhas de Didática da Matemática e Cognição, Teoria Antropológica do Didático, Formação de Professores que ensinam Matemática e práticas no Ensino de Matemática. Atualmente é coordenador do Grupo de Trabalho 14 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Didática da Matemática (GT14 - SBEM).

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Chiappetta, S. K. de S., Lima, A. P. de A. B., & Cavalcante, J. L. (2023). Educação Financeira e Matemática Financeira: interfaces entre a Etnomatemática e Teoria Antropológica do Didático: interfaces between Ethnomathematics and Anthropological Didactic Theory. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 6(2), 02–25. https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.16963

Edição

Seção

Artigos