Rigidez triangular: um estudo abordando o uso de material manipulável com o suporte da investigação matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v5i3.11646

Palavras-chave:

Investigação Matemática, Rigidez triangular, PIRP.

Resumo

O presente trabalho apresenta uma proposta didática elaborada e aplicada no âmbito de atuação do subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP) da Universidade Federal Fluminense (UFF) financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É nesse contexto, que emergiu a seguinte questão de pesquisa: como a utilização de materiais manipuláveis dinâmicos para a construção e manuseio de estruturas poligonais pode favorecer a compreensão da noção de rigidez do triângulo posteriormente relacionando-a a utilização prática desta em construções? A sequência didática foi implementada com 28 alunos de uma turma de 7° ano. Como metodologia utilizou-se a investigação matemática com o suporte de materiais manipuláveis. Os resultados observados apontam para uma efetiva construção do conceito de rigidez triangular por parte dos alunos e as potencialidades de se utilizar materiais manipuláveis como suporte para práticas investigativas no ensino de geometria na educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano dos Santos Souza, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense/UFF; Mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio; Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense/UFF, Santo Antônio de Pádua, Rio de Janeiro, Brasil. Professor do Mestrado em Ensino do INFES/UFF

Mônica Souto da Silva Dias, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta do departamento de Análise (GAN) do instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Hugo Lima Fontenelle Bizerril, Universidade Federal Fluminense

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense/UFF; Mestrando em Ensino Matemática/ UFRJ

Referências

ABRANTES, P. (1999) Investigações em Geometria na Sala de Aula. In: E. Veloso, H. Fonseca, J. P. Ponte & P. Abrantes (Orgs.). Ensino da Geometria no Virar do Milénio. Lisboa: DEFCUL. p.153-167.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

Programa de Residência Pedagógica (2018). Recuperado a partir de https://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 20 set 2019.

FIORENTINI, D., MIORIM, M. A. (1990) Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino da Matemática. Boletim da SBEM-SP, n. 7.

KALEFF, A. M. (2003) Vendo e entendendo poliedros: do desenho ao cálculo do volume através de quebra-cabeças geométricos e outros materiais concretos. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense.

LORENZATO, S. (2006) Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sérgio. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. (pp. 3-38). Campinas: Autores Associados.

MACHADO, G. C.(2016) O Estudo dos Triângulos através da observação de estruturas treliçadas e sua aplicação em competição de construção de pontes de espaguete Dissertação (Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes-RJ).

MOREIRA, M. A., MASINI, E. F. S.(1982) Aprendizagem significativa. a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes.

PASSOS, C. L. B. (2006) Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de

professores de matemática. In: LORENZATO, Sérgio. Laboratório de Ensino de

Matemática na formação de professores.(pp. 77-92). Campinas: Autores Associados.

PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H.(2016) Investigações Matemáticas na Sala de Aula . 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

RÊGO, R. M.; RÊGO, R. G.(2006) Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino de matemática. In: LORENZATO, Sérgio. Laboratório de Ensino de Matemática na

formação de professores.(pp. 39-56). Campinas: Autores Associados,

SEVERINO, A. J. (207) Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed rev. São Paulo: Cortez.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Souza, F. dos S., Dias, M. S. da S., & Bizerril, H. L. F. (2022). Rigidez triangular: um estudo abordando o uso de material manipulável com o suporte da investigação matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 5(3), 225–251. https://doi.org/10.30612/tangram.v5i3.11646

Edição

Seção

Artigos