Extensão Universitária mobilizando ideias matemáticas por meio de oficinas pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17392

Palavras-chave:

Ideias Matemáticas, Extensão, Ensino de Matemática

Resumo

Neste artigo reflete-se sobre a realização de um projeto de extensão que serviu de contexto para o desenvolvimento de uma pesquisa com o objetivo de compreender as possibilidades formativas que surgem no decorrer de ações extensionistas que estabelecem relações entre as ideias matemáticas mobilizadas pelas práticas desenvolvidas pela universidade, escola e artistas locais. Para tanto, adotou-se uma metodologia de pesquisa qualitativa na perspectiva de Yin (2016). Para a construção dos dados utilizou-se a observação participante durante as ações desenvolvidas pelos estudantes da Licenciatura em Matemática, do Centro de Estudos Superiores de Parintins, estado do Amazonas, com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental durante a realização de uma oficina pedagógica e roda de conversas. O movimento analítico ocorreu por meio de uma triangulação entre os resultados da oficina e da roda de conversas, que indicou a potencialidade de ações extensionistas para mobilizar ideias matemáticas na escola e na formação do futuro professor de matemática.

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Biografia do Autor

Lucélida de Fátima Maia da Costa, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas - UFPA. Mestra em Educação em Ciências na Amazônia - UEA. Mestra em Estudos Amazônicos - UNAL. Licencianda em Matemática - UFAM. Professora Adujunta do Colegiada de Matemática da UEA, no CESP.

Júlio Cesar Marinho da Fonseca, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do estado do Amazonas/ Centro de Estudos Superiores de Parintins (2007), com mestrado profissional em matemática PROFMAT, UFAM-2013. Doutorado em matemática pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é professor Adjunto do Centro de Estudos Superiores de Parintins-UEA.

Eliomar Azevedo Guerreiro, Universidade do Estado do Amazonas

Licenciando em Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP).

Sávio Pimentel da Costa, Universidade do Estado do Amazonas

Licenciando em Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP)

Referências

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Publicado

2023-09-30

Como Citar

Costa, L. de F. M. da, Fonseca, J. C. M. da, Guerreiro, E. A., & Costa, S. P. da. (2023). Extensão Universitária mobilizando ideias matemáticas por meio de oficinas pedagógicas. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 6(3), 190–208. https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17392

Edição

Seção

Experiências pedagógicas

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