Dialogando sobre Explorações Matemáticas e Literatura Infantil com crianças na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17516

Palavras-chave:

Explorações Matemáticas, Literatura Infantil, Educação Infantil

Resumo

O presente texto é gerado a partir de uma Pesquisa de Iniciação Cientifica vinculado ao Curso de Pedagogia, na Universidade Federal do Amazonas, da qual tem como finalidade compreender como as explorações matemáticas podem ser desenvolvidas a partir da Literatura Infantil junto às crianças que vivenciam a Educação Infantil, na cidade de Manaus.  Por meio da literatura, é possível estabelecer caminhos pedagógicos para que as explorações matemáticas sejam ambientadas nesse universo, além de contribuir para a constituição da linguagem matemática. O estudo apresentado está alinhado com os princípios qualitativos de se fazer pesquisa no campo educacional. Como resultados provisórios, a linguagem matemática quando apoiada à Literatura Infantil consolida as inúmeras possibilidades lúdicas que o texto pode nos trazer, nos levando a lugares que nunca estivemos e apresentando histórias atrativas e curiosas.

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Biografia do Autor

Jonatha Daniel dos Santos, Universidade Federal do Amazonas

Graduado na Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus Ji-Paraná; Graduado em Pedagogia - UNINTER; Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS; Doutor em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (Bolsista Capes). Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades - PPGECH, vinculado ao Instituto de Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente IEAA. Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Pós-Críticos e Decoloniais - GRUPED.

Sthefane Wendy Costa Ribeiro, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas

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Publicado

2023-09-30

Como Citar

Santos, J. D. dos, & Ribeiro, S. W. C. (2023). Dialogando sobre Explorações Matemáticas e Literatura Infantil com crianças na Educação Infantil. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 6(3), 142–166. https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17516

Edição

Seção

Iniciação científica