O constituir-se pesquisador(a) em um curso de Matemática-Licenciatura: perspectivas de dois recém formados sobre a Iniciação Científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.17029

Palavras-chave:

Educação Matemática, Memoriais de Formação, Formação Inicial

Resumo

A pesquisa tem se constituído como um elemento importante para o (re)pensar da prática docente, como uma produção criativa de conhecimento. Uma das formas de se fazer ou estimular a pesquisa em cursos de graduação é por meio da Iniciação Científica. Neste artigo temos por objetivo apresentar como dois licenciados se constituíram pesquisadores em um curso de Matemática-licenciatura de uma universidade pública federal. Para tanto, analisamos excertos dos memoriais de formação que ambos escreveram ao término da graduação. Como resultados observamos os licenciandos buscaram a pesquisa por diferentes motivos: um foi por influência familiar e o outro foi por questões financeiras; já na Iniciação Científica percebemos que a visão de pesquisa foi mudando com a escrita e a participação em eventos, não era mais visando só o currículo Lattes.

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Biografia do Autor

Fernanda Malinosky Coelho da Rosa, UFMS

UFMS

João Gabriel Souza Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrando em Educação Matemática (UFMS)

Lara Fernanda Leonel Ramires, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Educação Matemática (UFMS)

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Rosa, F. M. C. da, Freitas, J. G. S., & Ramires, L. F. L. (2023). O constituir-se pesquisador(a) em um curso de Matemática-Licenciatura: perspectivas de dois recém formados sobre a Iniciação Científica. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 6(2), 184–198. https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.17029

Edição

Seção

Iniciação científica