A álgebra no 2.º ano do Ensino Fundamental

uma análise dos planos de estudos tutorados de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.15763

Palavras-chave:

Álgebra., Planos de Estudos Tutorados., Anos iniciais.

Resumo

O ensino de álgebra nos anos iniciais tem sido discutido mais recentemente em nosso país e é uma área muito importante da matemática que deve ser abordada desde os primeiros anos escolares. O objetivo, desta investigação, foi analisar a abordagem de álgebra presente nos Planos de Estudos Tutorados – PET – do 2º ano do Ensino Fundamental em Minas Gerais. Desenvolveu-se uma análise documental desses materiais que foram disponibilizados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais para o ano de 2020 como alternativa para dar continuidade ao ano letivo durante a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia. A partir das análises, constatou-se que as atividades presentes nos materiais se voltam para estimular o reconhecimento de padrões e o estabelecimento de generalizações entre os termos de uma sequência, além da compreensão de conceitos matemáticos que exercem influência na aprendizagem de conteúdos algébricos em níveis de ensino mais avançados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia do Carmo Narciso, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Carangola. Mestrado em Educação Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Educação Matemática (PPGEM), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GREPEM), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente trabalha como professora de matemática na rede pública estadual de Minas Gerais.

Reginaldo Fernando Carneiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui Licenciatura em Matemática, mestrado em Educação e doutorado em Educação na linha de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Foi professor de matemática da rede pública de ensino e tutor virtual do curso a distância de Pedagogia da UAB-UFSCar. Atualmente é docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e dos Programa de Pós-Graduação em Educação e em Educação Matemática. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GREPEM) da UFJF. Foi vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática no período de 2016-2019. Foi membro da Diretoria Nacional Executiva da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) gestão 2016-2019. Atualmente é da comissão editorial da Revista Brasileira de Educação da ANPED, da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, RBEP, e editor chefe da Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - RIDEMA. Coordenador do GT19 - Educação Matemática da ANPED no período 2021-2023. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem da matemática, formação de professores, educação a distância, tecnologias da informação e comunicação, matemática e literatura infantil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 - CNPq.

Referências

Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Ministério da Educação.

Calado, S. S. & Ferreira, S. C. R. (2020). Análise de Documentos: método de recolha e análise de dados. www.educ.fc.ul.pt

Ferreira, M. C. N., Ribeiro, A. J. & Ribeiro, C. M. (2018). Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental: investigando a compreensão de professores acerca do Pensamento Algébrico. Perspectivas da Educação Matemática, 25(11), 53-73.

Jungbluth, A., Silveira, E. & Grando, R. C. (2019). O estudo de sequências na Educação Algébrica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Educação Matemática Pesquisa, 21(3), 96-118.

Kieran, C. et al. (2016). Early Algebra: research into its nature, its learning, its teaching. (ICME-13 Topical Surveys). Springer Nature.

Pinheiro, A. C. O. (2018). Ensino de álgebra e a crença de autoeficácia docente no desenvolvimento do pensamento algébrico. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação para a Ciência), Universidade Estadual Paulista.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Narciso, A. L. do C., & Fernando Carneiro, R. (2022). A álgebra no 2.º ano do Ensino Fundamental : uma análise dos planos de estudos tutorados de Minas Gerais. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 5(2), 03–23. https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.15763

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)