Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
TANGRAM - Revista de Educação Matemática
Início
Current
Archives
Template
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Portal de Periódicos UFGD
Register
Login
Home
/
Search
Search
Search articles for
Advanced filters
Published After
Year
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
Month
January
February
March
April
May
June
July
August
September
October
November
December
Day
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Published Before
Year
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
Month
January
February
March
April
May
June
July
August
September
October
November
December
Day
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
By Author
Search
Search Results
Found 61 items.
Pensamento Financeiro e Letramento Estatístico: teorizações iniciais, desafios e possibilidades
Marco Aurélio Kistemann Jr, Cassio Cristiano Giordano, Fabiano dos Santos Souza
162-184
2023-04-01
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16819
Jogo Buss e o fortalecimento da história da comunidade Santa Rosa nas aulas de Matemática
Gabriel de Souza Santos, Keli Cristina Conti, Nayara Katherine Duarte Pinto
162-183
2022-12-15
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.13702
Financial Education and Financial Mathematics
interfaces between Ethnomathematics and Anthropological Didactic Theory
Stephany Karoline de Souza Chiappetta, Anna Paula de Avelar Brito Lima, José Luiz Cavalcante
02-25
2023-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.16963
Livro aberto de matemática em diferentes contextos de ensino e aprendizagem: explorando questões sobre projeções
Laura Tiemme de Castro, Carmen Vieira Mathias, José Carlos Pinto Leivas
03 - 31
2022-09-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i3.12648
A organização do ensino do conceito matemático de fração: o jogo como situação desencadeadora da aprendizagem
Bruno Silva Silvestre, Maria Marta da Silva
32 - 54
2022-09-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i3.12797
Futuros Professores que Ensinarão Matemática: nos entrelaces de pensar sobre a inclusão
Andresa Kaspary Zwirtes, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Caroline dos Santos, Simone Pozebon
02-22
2024-03-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17619
A álgebra no 2.º ano do Ensino Fundamental
uma análise dos planos de estudos tutorados de Minas Gerais
Ana Lúcia do Carmo Narciso, Reginaldo Fernando Carneiro
03- 23
2022-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.15763
Resolução de problemas e o ensino de sistemas de equações de primeiro grau: um diálogo com professores
João Alessandro da Luz, Wilian Barbosa Travassos, Marcelo Carlos de Proença
48-73
2022-12-15
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.13639
GRAPHMATICA IN PEDAGOGICAL PRACTICES IN THE MATHEMATICS DEGREE COURSE: THE TEACHING OF FUNCTIONS
Sonner Arfux de, Katia Guerchi Gonzales, Antonio Sales
119-141
2023-04-01
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16864
A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação Matemática
Joeanne Neves Fraz, Geraldo Eustáquio Moreira
37-59
2022-03-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i1.13434
Estimulando o mecanismo atencional top-down em tarefas sobre as transformações trigonométricas
Geane Santana Oliveira, Laerte Silva da Fonseca
183-205
2023-12-21
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17666
Apresentação
Adriana Fátima de Souza Miola, Cintia Melo dos Santos
01
2024-03-30
Dupla Descontinuidade Contínua na Formação Inicial de Professores de Matemática: compreensões dos Professores de Matemática em Serviço nas Escolas da Educação Básica
Márcio Urel Rodrigues, Ediel Pereira Macedo, Luciano Duarte Silva, William Vieira Gonçalves
189 - 224
2022-09-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i3.12532
“Professora, não entendi o problema!” Conversando sobre a interpretação de enunciados que envolvem volume de sólidos
Lais Scorziello Feitosa da Silva, Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon, Rônei Sandro Vieira
25-47
2022-12-15
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.13827
Active Methodologies as a Strategy for Meaningful Learning in Mathematics
Pâmela Veridiane da Silva Damian, Carmen Teresa Kaiber
161-182
2023-12-21
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17672
The teaching of geometry and the development of geometric thinking: a mapping of performed researches in the state of Espírito Santo
Mara Gaspar Gróla, Jorge Henrique Gualandi
63 - 99
2023-04-01
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16883
O que dizem as pesquisas sobre Ensino Híbrido e o Cálculo Diferencial e Integral?
Marcio Vieira Almeida, Agnaldo Conceição Esquincalha, Celina Aparecida Almeida Pereira Abar
104 - 131
2022-10-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i3.12732
INDICATING TASKS FOR A PEDAGOGICAL GAME IN THE TEACHING OF PROBABILITY
APPROACHING THE CONCEPT OF SAMPLE SPACE
Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Nilceia Datori Barbosa
2-24
2022-12-15
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.15779
Recontextualization of the teacher’s formation in the learning of mathematic students
Vera Lucia Felicetti, Luciana Backes
71-96
2023-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.17095
Concepts of Flat Geometry for an anti-racist education in the 1nd Grade of Education Medium
Geometry in the art and culture of Afro-Brazilian hairstyles
Cristiane Siqueira de Macêdo Nobre, Viviane de Oliveira Santos
42-64
2024-03-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17602
TDIC and Mathematics Teaching
A Systematic Mapping of their relationship with CME and ESTS in Basic Education in the last Ten Years
Karina Aguiar de Freitas Souza, Evonir Albrecht
22-41
2024-03-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17574
Problem Solving in the Early Years at Elementary School: a study from some journals that contemplate Mathematics Education
Mariane Monteiro, Marcelo Carlos de Proença
46-67
2023-12-21
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17359
Conhecimento Matemático para o Ensino e MTSK: uma revisão de literatura
Bruno Francis Sousa, Viviane Cristina Almada de Oliveira
185-209
2023-04-01
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16921
The Geometry of Origami: exploring Haga’s Theorem in a knowledge mobilization course
Carolina Yumi Lemos Ferreira Graciolli, Scucuglia Rodrigues da, Marcelo de Carvalho Borba
60-81
2023-09-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17147
University Extension mobilizing mathematical ideas through pedagogical workshops
Lucélida de Fátima Maia da Costa, Dr. Júlio Fonseca, Eliomar Azevedo Guerreiro, Sr.
190-208
2023-09-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17392
As mudanças na prática profissional dos docentes de matemática em tempos de pandemia da COVID-19
Eduarda de Maria Costa, Aluska Dias Ramos de Macedo Silva
115-140
2023-12-21
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.16997
Proposal for the Study of Fractal Patterns with Smartphone and Manipulable Materials
Renata Roque, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria
129-144
2024-03-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17606
Percepções de licenciandos em matemática acerca da resolução de problemas
Tanise Novello, Carla Denize Ott Felcher
68-91
2023-12-21
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17220
Proposta de enriquecimento do currículo do estudante com superdotação em matemática
Célia Mirian da Silva Nogueira, Antonio Sales, Celi Correa Neres, Marlene Alves Dias
87-109
2022-03-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i1.12211
Teaching Olympics, Inclusive Education and GeoGebra: a proposal for teaching Plane Geometry using Olympic Problems
Paulo Vitor da Silva Santiago, José Rogério Santana
120-141
2023-09-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17410
Metodologias Ativas no Ensino de Matemática: percepções de professores da Educação Básica e Superior
Patrícia Zanon, Luis Sebastião Barbosa, Silvia Maria de Aguiar
155-183
2023-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.17214
A recta numérica e jogo de sinais posicional e operacional no ensino da adição e subtração de números inteiros na 8ª classe
Rosalino Subtil Chicote, Gabriel Mulalia Maulana, Geraldo Vernijo Deixa
24 - 43
2022-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.15900
Um levantamento de pesquisas brasileiras envolvendo instrumentos matemáticos a partir de estudos publicados no SNHM
Ana Carolina Costa Pereira
184-211
2022-12-15
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.15889
Open an exercise to create possibilities for exploring cross-cutting themes in Mathematics classes
Edmilson Minoru Torisu, Ms
103-119
2023-09-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17387
O Erro no Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática:
análises e potencialidades no Conjunto dos Números Inteiros
Daniel Fernandes da Silva, Estaner Claro Romão
160-187
2022-03-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i1.12214
Dos anos iniciais ao ensino superior : pesquisas em Educação Matemática
Edvonete Souza de Alencar; Adrina Fátima de Souza Miola
01-02
2023-12-21
Pesquisas em Educação Matemática
Edvonete Souza de Alencar; Adriana Fátima de Souza Miola
01-02
2023-04-01
Qualitative Methanalysis
historical, conceptual, and procedural aspects
Larissa Barbosa Luiz Rodrigues da Silva, Ettiene Cordeiro Guérios
128-154
2023-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.17162
Statistics and probability activities in a Mathematics book from the perspective of Bloom's Taxionomy
Maria Cristina Otto, Fátima Aparecida Queiroz Dionizio
23-45
2023-12-21
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17364
A Educação Matemática nos anos iniciais: a modelagem como metodologia
Carlos Mometti
03-22
2023-12-21
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17446
Ensino remoto emergencial:
uma experiência no ensino de cálculo
Helio Luiz Simonetti, Nádia Helena Braga, Vãnia Maria Pereira dos Santos-Wagner
206 -222
2022-03-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i1.13819
Development of competences and gender aspects in activities on statistics and probability in primary education textbooks
Chia- Shih Su, Chuan Chih Hsu, Danilo Díaz-Levicoy
26-50
2023-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.17204
Materiais Concretos em sala de aula: um estudo bibliográfico em teses e dissertações
Edna Alves de Alencar, Janderson Vieira de Souza
74-91
2022-12-15
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.13566
Tecnologias Digitais no ensino de Matemática: desafios e possibilidades no primeiro Ciclo de Formação Humana
Gilcinéia Gonçalves Ferreira, José Wilson Pires Carvalho, Fátima Aparecida da Silva Iocca
118-139
2022-12-15
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.12808
Aprendizagem matemática
usando loterias da caixa como metodologia de ensino de análise combinatória e probabilidade
Raimundo Luna Neres, Venancio Barros Correa
170- 189
2022-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.14532
Recorte de pesquisas brasileiras sobre Etnomodelagem
Vladimir Félix dos Santos, Zulma Elizabete de Freitas Madruga
111 - 132
2022-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.12894
Construcción del lenguaje probabilístico y la práctica de argumentación:
análisis de una experiencia en educación primaria
Jéssica Sánchez , Claudia Vásquez , Patricia Vásquez
28-62
2023-03-31
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16904
Os jogos no processo de ensino-aprendizagem de Frações
Jefferson de Melo Batista, Paula Reis de Miranda
85-104
2024-03-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17595
Rigidez triangular: um estudo abordando o uso de material manipulável com o suporte da investigação matemática
Fabiano dos Santos Souza, Mônica Souto da Silva Dias, Hugo Lima Fontenelle Bizerril
225 - 251
2022-09-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i3.11646
Ensinar e aprender multiplicação: uma proposta com alunos surdos
Thaís Philipsen Grützmann, Fabiane Carvalho Bohm, Tatiana Bolivar Lebedeff
140-161
2022-12-15
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.13583
A não Obrigatoriedade do Ensino dos Números Complexos na Educação Básica: reflexões e posicionamento de futuros professores de Matemática
Fernanda Vital
158-178
2024-03-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17596
Estruturalismo, Educação e Matemática
Antonio Sales
82-102
2023-09-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17344
Dialogando sobre Explorações Matemáticas e Literatura Infantil com crianças na Educação Infantil
Jonatha Daniel dos Santos, Sthefane Wendy Costa Ribeiro
142-166
2023-09-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17516
Argumentação Matemática com Alunos Deficientes Visuais
Debora Brasileiro Barreto, Edson Pereira Barbosa
92-117
2022-12-15
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.13498
Enseñanza de nociones lógico–matemáticas a niños y niñas diagnosticados con trastorno específico del lenguaje (TEL)
Xantia Rodríguez Quinteros, Catalina Sepúlveda Soto, Juan Luis Piñeiro G
03-27
2023-04-01
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16905
Linguagens e tecnologias digitais
Facilitadores no ensino matemático
Marcos Daniel Silveira Junior, José Antonio Marcelino
133-149
2022-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.13226
Práticas e reflexões para o ensino de Matemática
Edvonete Souza de Alencar, Adriana Fatima de Souza Miola
01-02
2022-06-30
A documentary work for the teaching of Compound Interest: articulations between resources for solving problem situations in times of pandemic
Celina Aparecida Almeida Pereira Abar, Chrystian Bastos de Almeida
142-161
2023-04-01
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16871
Jogos de boole no ambiente virtual como estratégia para trabalhar o raciocínio lógico
Anne Caroline Cabral Rodrigues Cortez, Danilo Alvarenga Corrêa, Luciana de Oliveira Ferreira, Estaner Claro Romão
150 - 169
2022-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.14415
Geometria Dinâmica e Mobile Learning no ensino de cônicas:
discutindo a parábola
Isabela Matias dos Anjos, Marli Regina dos Santos
188-205
2022-03-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i1.12967
Estadística y probabilidad en infantil y primaria: Diez materiales manipulativos esenciales para desarrollar el sentido estocástico
Angel Alsina, Ester Bosch
23-59
2023-09-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17587
1 - 61 of 61 items
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Make a Submission
Make a Submission
Keywords
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Most read papers
Preserved in: