Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
TANGRAM - Revista de Educação Matemática
Início
Atual
Arquivos
Template
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Portal de Periódicos UFGD
Cadastro
Acesso
Início
/
Buscar
Buscar
Pesquisar termo
Filtros avançados
De
Ano
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
Mês
January
February
March
April
May
June
July
August
September
October
November
December
Dia
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Até
Ano
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
Mês
January
February
March
April
May
June
July
August
September
October
November
December
Dia
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Autor
Buscar
Resultado da pesquisa
Found 43 items.
A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação Matemática
Joeanne Neves Fraz, Geraldo Eustáquio Moreira
37-59
2022-03-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i1.13434
Dupla Descontinuidade Contínua na Formação Inicial de Professores de Matemática: compreensões dos Professores de Matemática em Serviço nas Escolas da Educação Básica
Márcio Urel Rodrigues, Ediel Pereira Macedo, Luciano Duarte Silva, William Vieira Gonçalves
189 - 224
2022-09-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i3.12532
A Geometria do Origami: explorando o Teorema de Haga em um curso de extensão
Carolina Yumi Lemos Ferreira Graciolli, Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva, Marcelo de Carvalho Borba
60-81
2023-09-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17147
Ensinar e aprender multiplicação: uma proposta com alunos surdos
Thaís Philipsen Grützmann, Fabiane Carvalho Bohm, Tatiana Bolivar Lebedeff
140-161
2022-12-15
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.13583
Resolução de problemas e o ensino de sistemas de equações de primeiro grau: um diálogo com professores
João Alessandro da Luz, Wilian Barbosa Travassos, Marcelo Carlos de Proença
48-73
2022-12-15
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.13639
Educação Financeira e Matemática Financeira: interfaces entre a Etnomatemática e Teoria Antropológica do Didático
interfaces between Ethnomathematics and Anthropological Didactic Theory
Stephany Karoline de Souza Chiappetta, Anna Paula de Avelar Brito Lima, José Luiz Cavalcante
02-25
2023-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.16963
Materiais Concretos em sala de aula: um estudo bibliográfico em teses e dissertações
Edna Alves de Alencar, Janderson Vieira de Souza
74-91
2022-12-15
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.13566
Os Jogos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Frações
Jefferson de Melo Batista, Paula Reis de Miranda
85-104
2024-03-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17595
As TDIC e o Ensino de Matemática: um mapeamento sistemático sobre sua relação com a EMC e a ECTS no Ensino Básico nos últimos dez anos
Un Mapeo Sistemático de su relación con la EMC y la ECTS en la Educación Básica en los últimos Diez Años
Karina Aguiar de Freitas Souza, Evonir Albrecht
22-41
2024-03-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17574
Conhecimento Matemático para o Ensino e MTSK: uma revisão de literatura
Bruno Francis Sousa, Viviane Cristina Almada de Oliveira
185-209
2023-04-01
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16921
Argumentação Matemática com Alunos Deficientes Visuais
Debora Brasileiro Barreto, Edson Pereira Barbosa
92-117
2022-12-15
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.13498
O Educador Matemático Brasileiro Ubiratan D'Ambrosio em vídeos: a Etnomatemática e o desvelamento da Matemática
Ethnomathematics and the unveiling of Mathematics
Joeanne Neves Fraz, Ellen Michelle Barbosa de Moura, Karla Vanessa Gomes dos Santos, Geraldo Eustáquio Moreira
100-118
2023-04-01
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16878
Abrir um exercício para criar possibilidades de exploração de temas transversais em aulas de Matemática
Edmilson Minoru Torisu, Adriane Lorrane Feitosa Campos dos Santos
103-119
2023-09-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17387
O Erro no Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática:
análises e potencialidades no Conjunto dos Números Inteiros
Daniel Fernandes da Silva, Estaner Claro Romão
160-187
2022-03-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i1.12214
A invisibilidade do gênero nas discussões das professoras de Matemática
Juliana Boanova Souza, Rochele de Quadros Loguercio
70- 90
2022-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.13111
Percepções de licenciandos em matemática acerca da resolução de problemas
Tanise Novello, Carla Denize Ott Felcher
68-91
2023-12-21
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17220
Recorte de pesquisas brasileiras sobre Etnomodelagem
Vladimir Félix dos Santos, Zulma Elizabete de Freitas Madruga
111 - 132
2022-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.12894
Metanálise Qualitativa: aspectos históricos, conceituais e procedimentais
Larissa Barbosa Luiz Rodrigues da Silva, Ettiene Cordeiro Guérios
128-154
2023-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.17162
Estruturalismo, Educação e Matemática
Antonio Sales
82-102
2023-09-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17344
Ensino de Cálculo no período da pandemia da covid-19: uma experiência com o método de ensino Análise de Modelos
Emerson Silva de Sousa
199-214
2023-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.17240
Metodologias Ativas no Ensino de Matemática: percepções de professores da Educação Básica e Superior
Patrícia Zanon Peripolli, Luis Sebastião Barbosa Bemme, Silvia Maria de Aguiar Isaia
155-183
2023-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.17214
Recontextualização da formação de professores à aprendizagem dos estudantes em matemática
Vera Lucia Felicetti, Luciana Backes
71-96
2023-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.17095
O constituir-se pesquisador(a) em um curso de Matemática-Licenciatura: perspectivas de dois recém formados sobre a Iniciação Científica
Fernanda Malinosky Coelho da Rosa, João Gabriel Souza Freitas, Lara Fernanda Leonel Ramires
184-198
2023-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.17029
As mudanças na prática profissional dos docentes de matemática em tempos de pandemia da COVID-19
Eduarda de Maria Costa, Aluska Macedo
115-140
2023-12-21
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.16997
Pesquisas em Educação Matemática
Edvonete Souza de Alencar; Adriana Fátima de Souza Miola
01-02
2023-04-01
Geometria escolar e práticas matemáticas: um caso
Carlos Roberto Pérez Medina
97-127
2023-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.16920
O Graphmatica nas práticas pedagógicas no curso de Licenciatura em Matemática: o ensino de Funções
Sonner Arfux de Figueiredo, Katia Guerchi Gonzales, Antonio Sales
119-141
2023-04-01
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16864
Um levantamento de pesquisas brasileiras envolvendo instrumentos matemáticos a partir de estudos publicados no SNHM
Ana Carolina Costa Pereira
184-211
2022-12-15
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.15889
El Teorema de Pitágoras en libros de texto escolares
una descripción desde la teoría antropológica de lo didáctico
Yesica Eugenia Torres, Verónica Parra
91-110
2022-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.15469
Diseño y validación un cuestionario para evaluar la comprensión de tablas estadísticas para estudiantes de octavo año de Enseñanza Básica
Rodolfo Jiménez-Díaz, Danilo Diaz-Levicoy, Audy Salcedo
110-135
2022-03-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i1.15465
Concepções de professores de matemática sobre álgebra: entendimentos para a prática formativa na Licenciatura em Matemática
Regina da Silva Pina Neves, Janaína Mendes Pereira da Silva, Ludmila Cássia Coelho de Andrade
44- 69
2022-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.13667
Linguagens e tecnologias digitais
Facilitadores no ensino matemático
Marcos Daniel Silveira Junior, José Antonio Marcelino
133-149
2022-06-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.13226
Tecnologias Digitais no ensino de Matemática: desafios e possibilidades no primeiro Ciclo de Formação Humana
Gilcinéia Gonçalves Ferreira, José Wilson Pires Carvalho, Fátima Aparecida da Silva Iocca
118-139
2022-12-15
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.12808
Livro aberto de matemática em diferentes contextos de ensino e aprendizagem: explorando questões sobre projeções
Laura Tiemme de Castro, Carmen Vieira Mathias, José Carlos Pinto Leivas
03 - 31
2022-09-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i3.12648
Uso de vídeos em aula: um estudo e uma prática com professores de matemática...
Suely Scherer, Amanda Silva de Medeiros
03-36
2022-03-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i1.12425
Estimulando o mecanismo atencional top-down em tarefas sobre as transformações trigonométricas
Geane Santana Oliveira, Laerte Silva da Fonseca
183-205
2023-12-21
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17666
Rigidez triangular: um estudo abordando o uso de material manipulável com o suporte da investigação matemática
Fabiano dos Santos Souza, Mônica Souto da Silva Dias, Hugo Lima Fontenelle Bizerril
225 - 251
2022-09-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i3.11646
Futuros Professores que Ensinarão Matemática: nos entrelaces de pensar sobre a inclusão
Andresa Kaspary Zwirtes, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Caroline dos Santos, Simone Pozebon
02-22
2024-03-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17619
A não Obrigatoriedade do Ensino dos Números Complexos na Educação Básica: reflexões e posicionamento de futuros professores de Matemática
Fernanda Vital
158-178
2024-03-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17596
A educação matemática no contexto da educação escolar quilombola em dois levantamentos bibliográficos
Julio Cesar Valle, Isabela Blanco Maciel, Paula Mendes Tersariolli, André Rosenbaum Coelho
167-189
2023-09-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17530
Ensino de Olimpíadas, Educação Inclusiva e GeoGebra: uma proposta de ensino de Geometria Plana a partir do uso de Problemas Olímpicos
Paulo Vitor da Silva Santiago, José Rogério Santana
120-141
2023-09-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17410
Extensão Universitária mobilizando ideias matemáticas por meio de oficinas pedagógicas
Lucélida de Fátima Maia da Costa, Júlio Cesar Marinho da Fonseca, Eliomar Azevedo Guerreiro, Sávio Pimentel da Costa
190-208
2023-09-30
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17392
Resolução de problemas nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo a partir de algumas revistas que contemplam a Educação Matemática
Mariane Monteiro, Marcelo Carlos de Proença
46-67
2023-12-21
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17359
1 a 43 de 43 itens
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Artigos mais lidos
Batalha Naval Matemática: um relato da aplicação de jogos matemáticos no Ensino Fundamental
758
Estatísticas e probabilidade no ensino pré-primário e primário: dez manipuladores essenciais para desenvolver o sentido estocástico
639
Desarrollo histórico del concepto de volumen y su tratamiento en libros de texto colombianos
635
Relato de experiência de estágio em licenciatura em matemática no ensino fundamental utilizando material manipulável
581
O reforço escolar como um espaço para superação de dificuldades em matemática
487
Revista preservada em: