Ensino de Cálculo no período da pandemia da covid-19: uma experiência com o método de ensino Análise de Modelos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.17240

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Análise de Modelos, Ensino Remoto, Ensino de Cálculo

Resumo

O presente artigo apresenta o relato de uma experiência de ensino de Cálculo I, na forma remota, em uma universidade do interior do Pará no período da pandemia da covid-19. Tem por objetivo evidenciar e refletir o uso de elementos característicos da Modelagem Matemática, em particular da Análise de Modelos, no planejamento e execução de ações que contribuíram para que a disciplina pudesse ser ministrada remotamente. Além disso, traz a avaliação de um grupo de estudantes que cursou a disciplina nesse período, acerca da metodologia utilizada pelo professor ao ministrá-la. Para evidenciar essa avaliação, tomou-se como base as respostas que os estudantes deram em um questionário de feedback da disciplina, aplicado ao final de cada período, durante quatro períodos. A experiência revelou que a Modelagem Matemática, em particular a Análise de Modelos, não só apresenta elementos intrínsecos que potencializam uma melhor contextualização dos conteúdos estudados em Cálculo I e, portanto, contribuem na aprendizagem dos estudantes, mas também pode potencializar metodologias ativas, em especial a sala de aula invertida.

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Biografia do Autor

Emerson Silva de Sousa, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)/Professor

Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)/Professor

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Sousa, E. S. de. (2023). Ensino de Cálculo no período da pandemia da covid-19: uma experiência com o método de ensino Análise de Modelos. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 6(2), 199–214. https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.17240

Edição

Seção

Experiências pedagógicas