Batalha Naval Matemática: um relato da aplicação de jogos matemáticos no Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v2i4.10342

Palavras-chave:

Jogos Matemáticos. Ludicidade. Ensino de Matemática.

Resumo

O artigo apresenta o relato da aplicação do jogo Batalha Naval Matemática como elemento lúdico para o ensino de Matemática. A atividade foi aplicada em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental II visando discutir o tema “equações de 1º grau”. O jogo segue a mesma lógica do tradicional “Batalha Naval” em termos de objetivo e jogabilidade: localizar os navios adversários através de “tiros” dados verbalmente em uma matriz de linhas e colunas. Porém, a cada rodada, os alunos podem realizar uma “salva de tiros”, que permite ao jogador efetuar mais de um tiro na mesma rodada. Esse ataque é concedido à equipe que for capaz de resolver um problema matemático, previamente, sorteado de uma lista. Os alunos envolveram-se no projeto e manifestaram, ao final, sua satisfação por terem momentos de aprendizado matemático que fogem à forma tradicional de ensino dessa ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Tavares Gonçalves, Faculdade Promove de Sete Lagoas

Possui mestrado profissional em Matemática pela Universidade Federal de São João del Rei, campus Alto Paraopeba. (2017), pós-graduação em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2015), licenciatura em Matemática pela Fundação Estadual de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (2011) e bacharelado em Administração pelo Centro Universitário de Sete Lagoas, Minas Gerais (2009). Atua como Agente de Fiscalização do quadro efetivo municipal de Sete Lagoas e como Professor dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico e Superior, lecionando Matemática e matérias afins.

Wálmisson Régis de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Mestre em Matemática pela Universidade Federal de São João Del Rei (CAPES - PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática) (2016). - Pós Graduado em Gestão Educacional pelo SENAC - MG (2011). - Pós-Graduado em Matemática pela Universidade Federal de São João Del Rei (2010) - Graduado em Matemática (Licenciatura Plena) pelo Centro Universitário de Sete Lagoas (2007). - Graduado em Odontologia pela Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina - FAFEOD, atual UFVJM (2001) - Trabalhou como Odontólogo de 2001 a 2008, com ênfase em cirurgia oral menor. - Trabalhou como Professor de Física e Matemática na Educação Básica e Pré-Vestibulares de 1999 a 2017, nas cidades de Diamantina, Curvelo, Viçosa e Sete Lagoas. - Trabalhou como Gestor Educacional no Colégio Anglo de Sete Lagoas (2009 a 2012). - Trabalhou como Professor de Cálculo I, Cálculo II e Geometria Analítica e Álgebra Linear (GAAL) pelo Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM - de 2012 a 2017. - Professor efetivo EBTT da área de Matemática do IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista) desde abril de 2017. - Coordenador da Licenciatura em Matemática do IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista) desde dezembro de 2017.

José Fernandes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Pós-Doutoramento, em curso, pela PUC/SP no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Doutor em Educação Matemática pela UNIAN/SP, na Linha de Pesquisa Formação de professores que ensinam Matemática - Realizou estágio doutoral na Facultad de Formación del Profesorado del Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales y la Matemática da Universidad de Barcelona - UB - Espanha (2014/2015) - sendo bolsista CAPES/PDSE. Foi bolsista no Programa de Formação Doutoral Docente - Prodoutoral/Capes. . Possui graduação em Matemática pela - UNIMONTES (2002). Graduação em Pedagogia pela - UNICSUL (2017). Especialização em Ensino Superior pela - UCAM (2003). Mestrado em Educação pela - UNINCOR, (2011). Atuou como docente em escolas públicas e privadas do Estado de Minas Gerais de 2000 a 2009. Foi tutor em curso de especialização da Universidade Castelo Branco - UCB e Universidade Cidade de São Paulo UNICID. Atualmente é Professor efetivo no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista, onde coordenou o Curso de Licenciatura em Matemática de 2010 a 2014. Coordenou ações do Projeto Rondon, em 2011 e 2012, nos estados de RN e AP. Foi coordenador adjunto,no IFMG, do Programa de Consolidação das Licenciaturas ? PRODOCENCIA/CAPES - 2011 a 2013. Atuou como coordenador de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. É Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica. Professor credenciado no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT).

Referências

Borin, J. (1996). Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: IME/USP.

Brasil – Ministério da Educação – Secretaria de Educação Fundamental. (1998). PCNs Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF.

Grando, R. C. (2000). O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Dissertação (Tese de Doutorado) – Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas.

Grando, R. C. (2007). Concepções quanto ao uso de jogos no ensino da Matemática. Revista de Educação Matemática, v. 10, (p. 45-52).

Guimarães, S. E. R.; Boruchovitch, E. (2004). O estilo motivacional do professor e a motivação intrínseca dos estudantes: uma perspectiva da Teoria da Autodeterminação. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.17, n. 2, Porto Alegre - RS. (p.143-150).

Otto, M. C; Dionizio, F. A. Q.; Brand, C. F. (2019). O papel das crenças e emoções no desenvolvimento da afetividade em relação à matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Tangram – Revista de Educação Matemática. v.2, n.2, Dourados – MS. (p. 03–24).

Ribeiro, F. D. (2009). Jogos e modelagem na educação matemática. São Paulo: Saraiva.

Smole, K. S; Diniz, M. I. & Cândido, P. (2007). Jogos de matemática de 1º a 5º ano. Cadernos do Mathema - Ensino Fundamental. Porto Alegre: Artmed.

Vockell, E. L. (2009). Educational Psychology: A Practical Approach. Calumet. Purdue University - Calumet.

Downloads

Publicado

2019-12-07

Como Citar

Gonçalves, A. T., Almeida, W. R. de, & Silva, J. F. da. (2019). Batalha Naval Matemática: um relato da aplicação de jogos matemáticos no Ensino Fundamental. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 2(4), 106–117. https://doi.org/10.30612/tangram.v2i4.10342

Edição

Seção

Experiências pedagógicas