Estruturalismo, Educação e Matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17344

Palabras clave:

O nascimento de inteligência, Teoria dos conjuntos, Matemática Moderna.

Resumen

Este é um trabalho de resgate da contribuição do estruturalismo para a Educação e, sobretudo, para o ensino  da Matemática.  É uma revisão sistemática de literatura que percorre, resumidamente, a trajetória  desse paradigma desde Galois, o jovem matemático, que foi a primeiro a criar a estrutura de grupo e as contribuições de Cantor com a teoria dos conjuntos. Apresenta como Piaget concebeu o nascimento da inteligência na criança a partir da teoria dos grupos  e dos isomorfismos discutidos na Matemática e propostos pelo grupo Bourbaki para o ensino da Matemática. Apresenta também uma crítica  ao programa conhecido como  Matemática Moderna, pelo excesso de formalismo que apresentava.

 

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Biografía del autor/a

Antonio Sales, Universidade Estadual de Mato Grosso do SulUniversidade para O desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal

Licenciado em Matemática, Mestre e Doutor em Educação

Docente Sênior em Cursos de Pós-Graduação Stricto Sendu da UEMS. Proferssor na Uniderp.

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Publicado

2023-09-30

Cómo citar

Sales, A. (2023). Estruturalismo, Educação e Matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 6(3), 82–102. https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17344

Número

Sección

Artículos