A Argumentação como Recurso Didático para o Ensino da Matemática na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.18290

Palavras-chave:

Postura comunicativa, Prova e demonstração, Níveis de argumentação.

Resumo

Este texto, elaborado para uma conferência sobre a argumentação para acadêmicos da Universidade Federal de Sergipe, tem por objetivo esclarecer a diferença entre argumentação explicativa, justificativa, probatória e demonstrativa. Também discute o espaço da Retórica, da Dialética e da Lógica no contexto didático e mostra como pode ser conduzido um processo de ensino da Matemática na perspectiva da argumentação. Identifica e discute possíveis posturas comunicativas do professor, indicando a melhor vertente. Além disso, propõe exemplos aplicáveis em sala de aula, analisa os níveis de argumentação que são apresentados por alunos da Educação Básica e conclui apontando benefícios educativos de um trabalho didático conduzido nessa perspectiva.

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Biografia do Autor

Antonio Sales, Universidade Anhanguera- Uniderp

Licenciado em Matemática, Mestre e Doutor em Educação

Docente no P`rograma de  Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Anhanguera-Uniderp.

 

Débora, Universidade Anhanguera- Uniderp

Liicenciada em MatemáticaeMestranda em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade Anhanguera- Uniderp

Eva, Universidade Anhannguera -Uniderp

Licenciada em Matemática, Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática da

Universidade Anhanguera- Uniderp

Renato Vieira de Aquino, Universidade Anhannguera -Uniderp

Engenheiro Eletricista, Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Anhanguera- Uniderp.

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Publicado

2025-03-04

Como Citar

Sales, A., Torezani , D. C. da S. A., Lima , E. . de O. S., & Aquino, R. V. de. (2025). A Argumentação como Recurso Didático para o Ensino da Matemática na Educação Básica . TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), 1–21. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.18290

Edição

Seção

Artigos