Aprendizagem baseada em projetos e difusão de inovações: um estudo com alunos do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v3i3.7304Palavras-chave:
Difusão de Inovações. Projetos Interdisciplinares. GeoGebra.Resumo
Apresentamos, aqui, os resultados de uma pesquisa qualitativa envolvendo 104 alunos do Ensino Médio de uma escola pública brasileira, sobre aprendizagem baseada em projetos (ABP) no contexto de aulas compartilhadas de Matemática e Língua Portuguesa, tendo a Difusão de Inovações como marco teórico. Analisamos as contribuições a metodologia de ensino ABP em práticas docentes interdisciplinares sobre os temas curriculares funções trigonométricas e o movimento literário Romantismo, com ênfase na utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), particularmente o app para smartphones GeoGebra. A música foi o principal elemento mediador entre os conteúdos disciplinares de Matemática e Língua Portuguesa. Esse projeto envolveu clips musicais, documentários, poemas e, sobretudo, a exploração dos recursos algébricos e geométricos do GeoGebra. Além do desenvolvimento de aspectos cognitivos, avaliados tanto processualmente quanto nas apresentações finais dos trabalhos, por meio de um painel, observamos, mudanças atitudinais, como mobilização do interesse e engajamento dos alunos nas atividades propostas.
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