O Graphmatica nas práticas pedagógicas no curso de Licenciatura em Matemática: o ensino de Funções
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16864Palavras-chave:
Software, Investigação matemática, Formação inicialResumo
Este estudo teve como objetivo principal refletir sobre a utilização do software Graphmática na prática pedagógica matemática junto aos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do segundo ano de uma faculdade pública, no interior do Mato Grosso do Sul, para potencializar o estudo de funções do 1º grau. Nesse sentido, nos pautamos nos estudos de Gáscon, pois compreendemos que ensinar matemática é problematizar, provocar a elaboração de conjecturas, sendo o aluno, protagonista deste processo Para tanto, a tecnologia digital, tal como está posta hoje, pode contribuir para que essa interação seja efetivada permitindo que o estudante relacione aprendizagens anteriores com os novos conhecimentos a serem construídos e incorporados. Como resultados, a análise dessa investigação permitiu observar que mais fundamental do que ter o domínio do software, é proporcionar situações pedagógicas em que se engendra atividades cativantes, que despertem a curiosidade e o senso crítico dos alunos - em nosso caso, dos acadêmicos.
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