Aplicações das formas geométricas na escola da rede pública de ensino médio do município de Quixeramobim – CE
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v3i1.10079Palavras-chave:
Formas Geométricas. Matemática. Ensino.Resumo
A utilização de aplicações de formas geométricas para os adolescentes no processo de ensino. O presente trabalho tem como objetivo elucidar as aplicações das formas geométricas na disciplina de matemática no ensino médio. Inicialmente elenca-se as bases teóricas da geometria na matemática, suas funções e conceitos; relata-se formas geométricas como instrumento de aprendizagem; e por fim descreve-se o papel do educador no ensino de matemática em uma escola pública em tempo integral. A metodologia utilizada possui como base uma pesquisa bibliográfica com pesquisa em livros, revistas, periódicos, sites e pesquisa de campo, que relatam a importância do raciocínio lógico matemático. A problemática diz respeito a forma de utilização das formas geométricas como instrumento auxiliar pedagógico nas anos iniciais do ensino médio. A justificativa está pautada na disciplina de matemática como elemento fundamental para a percepção de teorias e práticas que vem sendo desenvolvidas e utilizadas no contexto da atualidade.
Downloads
Referências
Aranha, M. L. A.(2006) História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3ª ed. São Paulo: Moderna..
Borin, J.(1996) Jogos e Resolução de Problemas: Uma estratégia para as aulas de matemática. 2ª ed. São Paulo: IME-SP.
Brasil. (1997)Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF.
D’ambrosio, U. (1996) 1932 – Educação matemática: Da teoria à prática ⁄ Ubiratan D’Ambrosio. – Campinas, SP: Papirus, (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).
Furlanetto, F. R. (2013) O movimento de mudança de sentido pessoal na formação inicial do professor. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo.
Grando, R. C.(2004) O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. (Coleção Pedagogia e Educação: 2004). São Paulo: Editora Paulus.
Moura, M. O. (1991) A construção do signo numérico em situação de ensino. São Paulo: USP.
Ramos, S. L. V. (2014)Jogos e brinquedos na escola: Orientação psicopedagógica. Editora Respel, p.192.
Ribeiro, F. D. (2009) Jogos e Modelagem na Educação Matemática. Saraiva. São Paulo.
Soares, E. S. (2010) Ensinar Matemática: desafios e possibilidades. Belo Horizonte: Dimensão.
Tahan, M. (1968) O homem que calculava. Rio de Janeiro: Record.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.