O Ensino de Matemática e a Bncc: reflexões a partir dos encontros do Getema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v7i2.17601

Palavras-chave:

BNCC. Ensino de Matemática. Insubordinação Criativa.

Resumo

Neste artigo apresentamos alguns dos desafios enfrentados pelo professor de matemática em exercício e em formação inicial, mediante as propostas da BNCC para o ensino e a aprendizagem da disciplina. Desse modo, tecemos reflexões acerca do papel do docente frente ao documento oficial em questão, o qual é de caráter normativo e define o conjunto de aprendizagens a serem desenvolvidas no decorrer da Educação Básica. A implantação da proposta demanda análise do profissional que, em meio às sugestões do documento oficial, pode ser levado tanto a agir como racionalista técnico quanto como educador comprometido a educar matematicamente os estudantes. As discussões apresentadas estão pautadas no modelo de insubordinação criativa, sugerido em D’Ambrosio e Lopes (2015), e ocorreram durante encontros do Getema, um grupo de trabalho e estudos em Educação Matemática. Tal grupo se empenhou a ler e discutir as propostas acerca do ensino de matemática presentes na BNCC, com o objetivo de e debater acerca de interesses subjacentes ao documento oficial e assim apontar caminhos que estimulem a prática reflexiva como alternativa para uma visão mais ampla e, consequentemente, ação libertadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Gustavo Oliveira da Silva, Unespar campus Apucarana

Unespar – campus Apucarana. Dpto de Matemática. Apucarana, Brasil

Fábio Luis Baccarin, Unespar - Apucarana

Professor do Dptoo de Matem´ática Unespar - Apucarana

Lucineide Keime Nakayama de Andrade, Unespar - Apucarana

Professora do Dpto de Matemática da Unespar Apucarana

Referências

ALVES, F.R.V. (2011). Didática da Matemática. Fortaleza: UAB/IFCE, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília.

BORDENAVE, J. D. (2004). Ensinar respostas ou aprender a perguntar? As consequências individuais e sociais da Pedagogia Problematizadora. II Encontro sobre estudos com a Metodologia da Problematização, UEL.

D’AMBROSIO, B. S. e LOPES, C. E. (2015). Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. Bolema, Rio Claro (SP), v. 29, n. 51, p. 1-17, abr.

D’AMBROSIO, U. (1986). Da Realidade à Ação: Reflexões Sobre Educação e Matemática - S.P.: Summus; Campinas: Ed. Da Universidade Estadual de Campinas.

D’AMBROSIO, U. (2021). Paz, Educação Matemática e Etnomatemática. Teoria e Prática da Educação, vol. 4, nº 8, junho 2001, Maringá, Paraná. Disponível em: https://docplayer.com.br/21297203-Paz-educacao-matematica-e-etnomatematica-por-ubiratan-d-ambrosio.html. Acesso em 18 ago. 2022.

FREIRE, P. (2021a). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. Rio de Janeiro, Paz e Terra, ed. Especial.

FREIRE, P. (2021b). Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo, ed. UNESP, 7ª ed.

ROTBLAT, J. (1972). Scientists in the Quest for Peace. A History of the Pugwash Conferences. Cambridge: The MIT Press, p.137-140.

LOPES, A. C. (2018). Apostando na produção contextual do currículo. In: AGUIAR, C. M.; DOURADO, L. F. (Orgs.) A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, p. 23-27.

ROCHA, I. C. B. (2001). Formação para a Exclusão ou para a Cidadania? Educação Matemática em Revista, ano 8 – nº 9/10 – abril, 2001. pp. 22 – 31. SILVA, et al. XIII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Anais. Educon, Aracaju, Volume 13, n. 01, p.12-15, set/2019. Disponível em: | www.educonse.com.br/xiiicoloquio Acesso em: 20 de setembro de 2020.

Downloads

Publicado

2024-07-11

Como Citar

Silva, A. G. O. da, Baccarin, F. L., & Andrade, L. K. N. de. (2024). O Ensino de Matemática e a Bncc: reflexões a partir dos encontros do Getema: . TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(2), 23 – . https://doi.org/10.30612/tangram.v7i2.17601

Edição

Seção

Artigos