Os desafios de uma aprendizagem significativa em geometria: interfaces do estágio supervisionado em matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v3i2.9296

Palavras-chave:

Educação. Geometria. Relato de experiência.

Resumo

O desenvolvimento de habilidades e competências referentes à aptidão para realização do processo de mediação pedagógica se inicia através dos primeiros contatos com a sala de aula. Neste trabalho relatamos as experiências vivenciadas durante o período de Estágio Supervisionado em uma escola da rede pública Estadual de ensino, situada na cidade de Carangola, Minas Gerais. A Geometria proporciona ao aluno um tipo de pensamento que permite assimilar e representar o mundo de maneira organizada, e por isso é extremamente importante. Todavia, verificamos que a maneira com a qual esta foi apresentada aos alunos, gerou dificuldades de entendimento dos conteúdos. Diante disso, acreditamos que os softwares educativos são capazes de auxiliar no ensino e aprendizagem dessa disciplina.

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Biografia do Autor

Ana Lúcia do Carmo Narciso, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui licenciatura em matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)- unidade Carangola. Cursa o mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Adrielle Lourenço de Sá, Universidade Cândido Mendes

Possui licenciatura em matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)- unidade Carangola

Sabrina Alves Boldrini Cabral, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola (2001). Possui especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (2006). Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2017), área de concentração Ensino de Matemática. É professora de matemática na Educação Básica na rede publica de ensino do Estado de Minas Gerias e professora na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade de Carangola, onde atualmente leciona as disciplinas de Geometria Plana, Geometria Analítica e Orientação de Estágio no curso de Licenciatura em Matemática . Suas linhas de estudo e pesquisa são: Praticas investigativas em Educação Matemática, Provas e Demonstrações Geométricas e Construção do Pensamento Argumentativo Geométrico

Herman Fialho Fumiã, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Viçosa (2008), mestrado em Física Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2010) e doutorado (2015) pela mesma instituição. Possui Licenciatura em Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados em Física pela Universidade de Franca (2018). Atualmente é professor contratado no curso de Matemática da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), unidade de Carangola. Sua área de pesquisa é em Física Biológica, particularmente no estudo do processo de desenvolvimento do câncer e no estudo da diferenciação celular.

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

Narciso, A. L. do C., de Sá, A. L., Cabral, S. A. B., & Fumiã, H. F. (2020). Os desafios de uma aprendizagem significativa em geometria: interfaces do estágio supervisionado em matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(2), 244–257. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i2.9296

Edição

Seção

Experiências pedagógicas