O Ensino de Geometria nos Anos Iniciais sob a Perspectiva de Livros Didáticos
THE TEACHING OF GEOMETRY IN EARLY YEARS FROM THE PERSPECTIVE OF TEXTBOOKS
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19265Palavras-chave:
Geometria. Anos Iniciais. Livros didáticos.Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar e discutir o ensino de Geometria nos primeiros anos escolares a partir de livros didáticos. O estudo é parte integrante de uma pesquisa de doutorado, a qual investigou o ensino de Geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na rede pública do município de Caravelas, Bahia. Nessa tratativa, adota como referência três coleções utilizadas nos períodos de 2016 a 2018, 2019 a 2022 e a obra destinada para o período de 2023 a 2026. Para fundamentar as análises e discussões, lança-se mão de uma abordagem qualitativa de procedimento documental, e se busca respaldo em referenciais teóricos que discorrem sobre os livros didáticos enquanto objetos de estudo, que incluem os documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados apontaram que a unidade temática de Geometria, considerando sobretudo, os livros didáticos que compõem as coleções atualizadas de acordo com a BNCC é encaminhada por meio de relações com objetos do cotidiano, da utilização de material concreto e exploração de atividades lúdicas. Para este trabalho sugere-se o uso dos recursos tecnológicos, o qual é também realizado por meio da integração entre a Geometria e as demais unidades temáticas da área de Matemática e com outras áreas do conhecimento, conforme propõe a BNCC. Tudo Indica que o livro didático tem se configurado como uma das possibilidades de contato dos professores com as propostas advindas desse documento curricular.
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