O Ensino de Geometria nos Anos Iniciais sob a Perspectiva de Livros Didáticos

THE TEACHING OF GEOMETRY IN EARLY YEARS FROM THE PERSPECTIVE OF TEXTBOOKS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19265

Palavras-chave:

Geometria. Anos Iniciais. Livros didáticos.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar e discutir o ensino de Geometria nos primeiros anos escolares a partir de livros didáticos. O estudo é parte integrante de uma pesquisa de doutorado, a qual investigou o ensino de Geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na rede pública do município de Caravelas, Bahia. Nessa tratativa, adota como referência três coleções utilizadas nos períodos de 2016 a 2018, 2019 a 2022 e a obra destinada para o período de 2023 a 2026. Para fundamentar as análises e discussões, lança-se mão de uma abordagem qualitativa de procedimento documental, e se busca respaldo em referenciais teóricos que discorrem sobre os livros didáticos enquanto objetos de estudo, que incluem os documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  Os resultados apontaram que a unidade temática de Geometria, considerando sobretudo, os livros didáticos que compõem as coleções atualizadas de acordo com a BNCC é encaminhada por meio de relações com objetos do cotidiano, da utilização de material concreto e exploração de atividades lúdicas. Para este trabalho sugere-se o uso dos recursos tecnológicos, o qual é também realizado por meio da integração entre a Geometria e as demais unidades temáticas da área de Matemática e com outras áreas do conhecimento, conforme propõe a BNCC. Tudo Indica que o livro didático tem se configurado como uma das possibilidades de contato dos professores com as propostas advindas desse documento curricular.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antônio Guedes Caetano, Universidade Luterana do Brasil

Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Canoas, RS, Brasil

Carmen Teresa Kaiber, Universidade Luterana do Brasil

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca-Espanha. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Referências

Barros, R. C. dos P., & Pavanello, R. M. (2022). Relações entre figuras geométricas

planas e espaciais no Ensino Fundamental: O que diz a BNCC? Jornal

Internacional de Estudos em Educação Matemática, 15 (1), 11–19.

Bogdan, R. C., & Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em educação: Uma

introdução à teoria e aos métodos. (M. J. Alvarez, S. B. dos Santos, & T.

M. Baptista, Trads.). Porto, Portugal: Porto Editora.

Brasil. Secretaria da Educação Fundamental. (1997). Parâmetros Curriculares

Nacionais: Ensino de primeira à quarta série (Matemática). Brasília,

DF: MEC/SEF.

Brasil. Ministério da Educação. (2017). Base Nacional Comum Curricular. Brasília,

DF: MEC.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. (2015). Guia de

livros didáticos: PNLD 2016: Alfabetização Matemática e Matemática:

Ensino Fundamental anos iniciais. Brasília, DF: MEC.

Dante, L. R., & Viana, F. (2021). Ápis mais Matemática: Do 1º ao 5º ano (1ª ed.). São

Paulo, SP: Ática.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa (4ª ed.). São Paulo, SP: Atlas.

Toledo, M. C. (2017). Buriti mais Matemática: Do 1º ao 5º ano (1ª ed.). São Paulo,

SP: Moderna.

Valente, W. R. (2008). Livro didático e educação Matemática: Uma história

inseparável. Zetetiké, 16(2), 139–162. Campinas, SP.

Vasconcelos, J., Pigatto, A. G. S., & Leivas, J. C. P. (2020). Uma análise sobre a

Geometria nos livros didáticos e na provinha Brasil. Góndola, enseñanza

y aprendizaje de las ciencias, 15(3), 547–568.

Downloads

Publicado

2025-12-07

Como Citar

Caetano, M. A. G., & Kaiber, C. T. (2025). O Ensino de Geometria nos Anos Iniciais sob a Perspectiva de Livros Didáticos : THE TEACHING OF GEOMETRY IN EARLY YEARS FROM THE PERSPECTIVE OF TEXTBOOKS. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025049. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19265

Edição

Seção

ARTIGOS