Proposta de enriquecimento do currículo do estudante com superdotação em matemática
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i1.12211Palavras-chave:
Demonstração. Geometria. Teoria Antropológica do Didático. Altas Habilidades.Resumo
O presente trabalho é parte do resultado de uma pesquisa sobre a contribuição da demonstração em geometria para o enriquecimento curricular de alunos com altas habilidades em Matemática. Foi uma pesquisa experimental que resultou em uma Dissertação de Mestrado. Foi desenvolvida com estudantes atendidos no Centro Estadual Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação, situado em Campo Grande - MS no ano de 2019. Foram propostas tarefas de demonstração para os estudantes e depois solicitado que fizessem uma avaliação, em forma de redação, sobre a pertinência e o potencial motivador, na perspectiva deles, das tarefas desenvolvidas. A análise da técnica de resolução se deu com a contribuição da Teoria Antropológica do Didático. Observou-se que essas técnicas variaram tanto quanto aos recursos representacionais utilizados como quanto à tecnologia presente. As avaliações mostraram ser pertinente e motivador para eles o uso da demonstração.
Downloads
Referências
Bittar, M. (2017) A Teoria Antropológica do Didático como ferramenta metodológica para análise de livros didáticos. Zetetiké, revista de Educação Matemática. SP. v. 25, n. 3, set. – dez. de 2017, p. 364 - 387. ISSN 2176-1744. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648640/17410
Brasil (2001). Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB n. 2, Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica/ Secretaria de Educação Especial – MEC, SEESP. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf
Brasil. (2006) Ministério da Educação: Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com altas habilidades/superdotação. 2. ed. Brasília – DF. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/altashabilidades.pdf
Burns, D. E. et al. (2014)Altas Habilidades/Superdotação – Manual para guiar o aluno desde a definição de um problema até o produto final. Curitiba, Juruá.
Chevallard, Y. (1992) Concepts fondamentaux de la didactique: perspectives apportées par une approche anthropologique, Recherches en didactique des mathématiques, Vol.12-1, La Pensée Sauvage, Grenoble, 73-112.
Chevallard, Y. (1993)Ostensifs et non-ostensifs dans l’activité Mathématique. Intervention au Séminaire de l’Associazione Mathesis (Turin, 3 février 1994). Texte paru dans les Actes du Séminaire pour l’année 1993-1994, p. 190-200. Recuperado de http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=125
Chevallard, Y.(1998) Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathématiques: l’approche anthropologique. In : L’UNIVERSITE D’ETE, 1998, p.91-118. Actes de l’Université d’été La Rochelle. Clermont-Ferrand, France: IREM
Chevallard, Y. (2007) Le développement actuel de la TAD: pistes et jalons.
Recuperado de http://yves.chevallard.free.fr/
Gómez, M. S.; Ruiz, M. J. & Prieto, L. (2014)Perfiles emocionales de superdotados y talentos. Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) Criatividade e Emoção. Curitiba – PR: Juruá.
Iezzi, G., Doice,O.,& Pompeo, N.(1985) Fundamentos da matemática elementar. Vol. 7. São Paulo: Atual
Leite, A. M., Franchi, A., Onaga, D.S., Pires, R.C., & Carvalho, D.L. (1985/1986) O ensino da Geometria no 1º grau. Grupo Momento
Maeder, A. M. (S.d) Curso de matemática. São Paulo: Edições Melhoramentos.
Machado, J. M. & Stoltz, T. (2014) O pensamento criativo de aluno superdotado matematicamente talentoso na resolução de problemas de matemática. Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) Criatividade e Emoção. Curitiba – PR: Juruá
Mendes, H. L. (2015) Análise Praxeológica de livro didático de matemática. REVEMAT. Florianópolis (SC), v.10, n. 1, p. 199-219
Muniz, C. (2014) O fazer matemática na escola e o desenvolvimento da inteligência: A criatividade revelando capacidades cognitivas. Altas Habilidades/Superdotação, inteligência e criatividade.Campinas – SP: Papirus.
Pastré, P., Mayen, P., & Vergnaud, G. (2019) Didática Profissional. In: Gruber, C.,
Allain, O., & Wollinger, P.(Orgs.). Didática profissional: princípios e referências para a Educação Profissional. Florianópolis: Publicações do IFSC, p.11-87.
Robert, A. (1987) Quelques outils d’analyse épistemologique et didactique de connaissances mathématiques à enseigner au lycée et à l’université. Actes de la IX école d’ete de didactique des mathématiques. Houlgate. França.
Silva, J. J. (2002) A Demonstração Matemática da Perspectiva da Lógica Matemática. In: Borba, M. C. Boletim de Educação Matemática – BOLEMA. ano 15, n. 18, Rio Claro, UNESP
Stadler, R. R. (2016) Investigação do raciocínio – lógico matemático de alunos com Altas Habilidades/Superdotação presentes na sala de recursos multifuncional, Tipo I. Guarapuava, PR, 2016. 223f. Dissertação de Mestrado. Guarapuava: Universidade Estadual do Centro-Oeste. Recuperado de https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4931829 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.