Ensino de Matemática através de Videoaulas: Um olhar pela Teoria da Atenção

Autores

  • Luiz Carlos Leal Junior Instituto Federal de São Paulo Universidade Estadual Paulista http://orcid.org/0000-0003-0099-3359
  • Cecília Pereira de Andrade IFSP
  • Egídio Rodrigues Martins IFNMG
  • Lílian Esquinelato da Silva Colégio Sophus

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v1i3.8300

Resumo

É crescente o número de estudantes que têm recorrido às videoaulas dispostas em redes sociais. Muito disso é devido ao desmantelamento dos modos de ensino enciclopédicos vigentes em nossas escolas e da falta de atenção dos estudantes ao ensino tradicional. Por meio de uma Análise de Discurso arqueogenealógica procuramos compreender e tensionar os mecanismos que se colocam como propulsores dessa nova forma de se ensinar e aprender matemática da atualidade. Trata-se de um recorte de nosso projeto de pesquisa atual, onde vinculamos e analisamos seus efeitos nesse meio inovador sob um olhar da Teoria da Atenção, a qual nos apresenta alguns fatores condizentes e fundamentais pelo qual tantos alunos quanto professores virtuais vêm a procurar e trabalhar nesse ambiente.

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Biografia do Autor

Luiz Carlos Leal Junior, Instituto Federal de São Paulo Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2006) e é doutorando em Educação Matemática pela UNESP - Rio Claro. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Tem experiência na área de Educação e Matemática, com ênfase em Educação Matemática e Análise, atuando principalmente nos seguintes temas: Resolução de Problemas, Filosofia e Psicologia da Educação Matemática e Análise Matemática.

Cecília Pereira de Andrade, IFSP

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (2005), mestrado (2009) e doutorado (2013) em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas , atuando principalmente nos seguintes temas: matemática discreta, partições, interpretações combinatórias e Mock Theta Functions. Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Campinas. Atualmente estuda o Ensino-Aprendizagem-Avaliação Através da Resolução de Problemas.

Egídio Rodrigues Martins, IFNMG

Doutorando em Educação Matemática - UNESP Rio Claro. Mestrado em Ensino de Ciências Exatas pela Univates - Lajeado -RS. Especialista em Matemática e Estatística (2008), Informática na Educação(2006), pela Universidade Federal de Lavras. Possui Graduação de Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (2004). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.Campus de Januária. Atuando como Professor de Matemática no 2º Ano Técnico em Informatica Integrado ao Ensino Médio e Licenciatura em Matemática com as Disciplinas: Org. e Gest de Ambiente de Aprendizagem em Matemática, Introdução à História da Matemática, Tópicos Especiais em Educação Matemática, Educação Matemática e suas Tecnologias. Oriento TCC nos cursos de Licenciatura em Matemática e Especialização em PROEJA. Membro do GTERP. Grupo de Trabalho e Pesquisa em Resolução de Problemas - UNESP Rio Claro

Lílian Esquinelato da Silva, Colégio Sophus

Mestranda do curso de Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Câmpus Rio Claro, início em 2016. Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Ilha Solteira, concluído em 2015. Membro do Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas (GTERP) da UNESP Câmpus de Rio Claro. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Resolução de Problemas, Educação Matemática, Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas.

 

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Publicado

2018-06-27

Como Citar

Leal Junior, L. C., Andrade, C. P. de, Martins, E. R., & da Silva, L. E. (2018). Ensino de Matemática através de Videoaulas: Um olhar pela Teoria da Atenção. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 1(3), 40–62. https://doi.org/10.30612/tangram.v1i3.8300

Edição

Seção

Artigos