Educação Financeira para estudantes da Educação Superior
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v2i3.8988Palavras-chave:
Educação Financeira. Minicursos. Compras.Resumo
Este trabalho aborda uma experiência com a Educação Financeira, objetivando apresentar os resultados das aplicações dos minicursos na modalidade de Ensino Superior, elaborados a partir de um projeto de extensão aprovado pelo edital 05/2017 da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Regional do Cariri, desenvolvido na Unidade de Campos Sales (URCA/UDCS), nos cursos de Ciências Biológicas, Letras e Matemática. Ocorreram quatro minicursos compostos por dois momentos, um teórico e outro prático. Para darmos início ao minicurso, aplicamos um questionário para identificar a média da idade dos participantes e como estavam sendo suas atitudes financeiras. Em seguida, foram explanados conteúdos de Educação Financeira e feitas atividades com os participantes para identificar situações de consumo consciente e compras por impulso. Durante a aplicação das atividades conseguimos observar nas discussões dos participantes um maior cuidado com seu orçamento e suas compras.Downloads
Referências
Araújo, C. R. V. (1992). Matemática financeira: uso das minicalculadoras HP 12C e HP19BII. São Paulo: Atlas.
Parâmetros Curriculares Nacionais de 1998. (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos - apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
Britto, R. R. (2012). Educação Financeira: Uma Pesquisa Documental Crítica. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora.
Campos, A. B. (2013). Investigando como a Educação Financeira Crítica pode contribuir para tomada de decisões de consumo de Jovens-Indivíduos-Consumidores (Jic's). Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais.
Idec. (2008). Estudo sobre o crédito e superendividamento dos consumidores dos países do MERCOSUL. São Paulo. Recuperado em 06 de fevereiro, 2017.
dehttp://www.senado.gov.br/noticias/jornal/cidadania/20100420/Relatorio_Idec_Superend ividamento_CI_FINAL.pdf.
Kistemann JR., M. A. (2011). Sobre a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos-consumidores. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, Instituto de Geociências De Ciências Exatas, Campus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.
Peretti, L. C. (2008). Educação Financeira: aprenda a cuidar do seu dinheiro. Paraná: Instituto Stringhini Paraná.
Pinheiro, C. R. (2015). As contribuições do Programa Etnomatemática para o Ensino e Aprendizagem de Educação Financeira para alunos Surdos que se comunicam em Libras. EBRAPEM. Recuperado em 01 Março, 2017, de http://www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/GD5_Rodrigo_Pinheiro.pdf
Serasa Experian. (2016). Inadimplência atinge 9,4 milhões de jovens no Brasil. Recuperado em 27 Fevereiro, 2017, de http://noticias.serasaexperian.com.br/blog/2016/05/24/inadimplencia-atinge-94-milhoes-de-jovens-no-brasil-revela-estudo-inedito-da-serasa-experian/.
Scolari, L. C., Grando, N. I; Marasini, S. M. (2013). Concepções de Professores de Matemática sobre Educação Financeira. VII CIBEM, Montevideo – Uruguai.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.