Educação Financeira para estudantes da Educação Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v2i3.8988

Palavras-chave:

Educação Financeira. Minicursos. Compras.

Resumo

Este trabalho aborda uma experiência com a Educação Financeira, objetivando apresentar os resultados das aplicações dos minicursos na modalidade de Ensino Superior, elaborados a partir de um projeto de extensão aprovado pelo edital 05/2017 da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Regional do Cariri, desenvolvido na Unidade de Campos Sales (URCA/UDCS), nos cursos de Ciências Biológicas, Letras e Matemática. Ocorreram quatro minicursos compostos por dois momentos, um teórico e outro prático. Para darmos início ao minicurso, aplicamos um questionário para identificar a média da idade dos participantes e como estavam sendo suas atitudes financeiras. Em seguida, foram explanados conteúdos de Educação Financeira e feitas atividades com os participantes para identificar situações de consumo consciente e compras por impulso. Durante a aplicação das atividades conseguimos observar nas discussões dos participantes um maior cuidado com seu orçamento e suas compras.

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Biografia do Autor

Francisca Tuanny Aparecida de Souza Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Licenciada em Matemática pela Universidade Regional do Cariri (2018) e em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri (2012). Especialista em Ensino das Ciências da Natureza e Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2019).

Aylla Gabriela Paiva de Araújo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2013). Mestrado Profissional de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2016). Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte campus Mossoró. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino e aprendizagem da Matemática, Modelagem matemática, Etnomatemática, entre outros.

Francisco Ronald Feitosa Moraes, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Licenciado em Matemática (URCA). Mestre em Educação (UFC), Especialista em Psicologia aplicada à Educação (URCA), Metodologia do Ensino de Matemática e Física (UCAM) e Gestão Escolar e Práticas Pedagógicas (UCAM). Professor Temporário de Educação Matemática e Estatística do Curso de Matemática da URCA/Campos Sales. Pesquiso sobre Educação Matemática, Estágio Supervisionado, Saberes Docentes e Formação de Professores de Matemática.

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará (IFCE)

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1998), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Doutorado com ênfase no ensino de Matemática (UFC - 2011). Atualmente é professor do Instituto Federal do Ceará / CE - 40h/a com DE, do curso de Licenciatura em Matemática. Tem experiência na área de Matemática e atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da matemática, História da Matemática, Análise Real, Filosofia da Matemática e Tecnologias aplicadas ao ensino de matemática para o nível superior. Com pesquisa voltada ao ensino de Cálculo I, II, III, Análise Complexa, EDO, Teoria dos Números. E na Universidade Aberta do Brasil, com o ensino a distância de Matemática. Desenvolve pesquisa direcionada para o ensino do Cálculo a Várias Variáveis e sua transição interna. Atua também no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) - UFC. Revisor e parecerista ad hoc dos seguintes periódicos: Vydya Educação, Sinergia - IFSP, Rencima - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Revista do Instituto Geogebra de São Paulo, Tear - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Boletim Online de Educação Matemática - BoEM e revista REMAT: Revista Eletrônica da Matemática. Comitê editorial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM) e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PGECM/IFCE (acadêmico). Membro do Consenho Científico da revista ForSCience - IFMG. Avaliador da EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education. 

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Publicado

2019-10-21

Como Citar

Silva, F. T. A. de S., Araújo, A. G. P. de, Moraes, F. R. F., & Alves, F. R. V. (2019). Educação Financeira para estudantes da Educação Superior. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 2(3), 16–27. https://doi.org/10.30612/tangram.v2i3.8988

Edição

Seção

Artigos