Estruturalismo, Educação e Matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17344

Palabras clave:

O nascimento de inteligência, Teoria dos conjuntos, Matemática Moderna.

Resumen

Este é um trabalho de resgate da contribuição do estruturalismo para a Educação e, sobretudo, para o ensino  da Matemática.  É uma revisão sistemática de literatura que percorre, resumidamente, a trajetória  desse paradigma desde Galois, o jovem matemático, que foi a primeiro a criar a estrutura de grupo e as contribuições de Cantor com a teoria dos conjuntos. Apresenta como Piaget concebeu o nascimento da inteligência na criança a partir da teoria dos grupos  e dos isomorfismos discutidos na Matemática e propostos pelo grupo Bourbaki para o ensino da Matemática. Apresenta também uma crítica  ao programa conhecido como  Matemática Moderna, pelo excesso de formalismo que apresentava.

 

Descargas

Biografía del autor/a

Antonio Sales, Universidade Estadual de Mato Grosso do SulUniversidade para O desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal

Licenciado em Matemática, Mestre e Doutor em Educação

Docente Sênior em Cursos de Pós-Graduação Stricto Sendu da UEMS. Proferssor na Uniderp.

Citas

Adler, I.(1972). Iniciação a Matemática Hoje. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico.

Barreiras, C.P. M.(2011). O Conjunto de Cantor. 2011, 169 fls. Dissertação (Mestrado em Matemática para o Ensino). Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora .

Berlyne, D. E.(1973). O Pensamento: sua estrutura e direção. São Paulo:Edusp.

Bonomi, A. (1970).Implicações Filosóficasna Antropologia der Lévi-Strauss. In: Lima, L. C. (org.). O Estruturalismo de Lévi-Strauss. (2a ed). Petrópolis: Vozes, pp.114-139.

Colinvaux, D. (S.D).Jean Piaget: pensador rigoroso, homem afável. Revista História da Pedagogia. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4081869/mod_resource/content/1/Biografia%20de%20Piaget.pdf Acesso em: 08 jul. 2023.

Cunha, M. V. (2008).Piaget: Psicologia, Genética e Educação. In: Cunha, M. V. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: Editora Lamparina. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/141/3/01d08t02.pdf Acessoem: 08 jul. 2023.

EBBPL.(1983). Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda. Cantor. São Paulo: Melhoramentos.

Eco, U.(1971). A Estrutura Ausente: introdução à pesquisa semiologia. São Paulo: Persepctiva; Edusp.

Freiria, A. A.(1992). A Teoria dos Conjuntos de Cantor. Paidéia, FFCRLP-USP, Ribeirão Preto, n.2. Disponível, em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/Dy6x9FFND3GfGJmyxhSBNXw/?lang=pt Acesso em : 08 jul. 2023.

IMPA. (2018). Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Nicolas Bourbaki, o matemático que não existiu. 29/08/2018. Disponível em: https://impa.br/noticias/nicolas-bourbaki-o-matematico-que-nao-existiu/ Acesso em 09 jul. 2023.

Kline, M.(1976). O Fracasso da Matematica Moderna. São Paulo: IBRASA.

Lima, L. C.(1970). O Estruturalismo de Lévi-Strauss. In: Lima, L. C. (org.). O Estruturalismo de Lévi-Strauss.(2a ed). Petrópolis: Vozes, pp.11-44.

Thiry-Cherques, H. R. (2006). O Primeiro Estruturalismo: Método de Pesquisa para as Ciências da Gestão. RAC, v. 10, n. 2, pp. 137-156. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552006000200008 Acesso em: 30 maio 2022.

Oliveira, A. M. & Silva, A.(1971). Biblioteca da Matemática Moderna. v.2, (4a ed). São Paulo: Livros Irradiantes S.A.

Brasil, L. A.S. (1977). Aplicaçoes da Teoria de Piaget ao Ensino de Matemática. São Paulo: Forense Universitária.

Piaget, J. (1979). O Estruturalismo.(3a ed). São Paulo: DIFEL.

Piaget, J.(1987). O Nascimento da Inteligência na Criança.(4a ed). Rio de Janeiro: LTC.

Piaget, J.(1990). Epistemologia Genética. São Paulo: Martins Fontes.

Sánchez, C.S. (1986). O Surgimento da Teoria dos Conjuntos - Antecedentes Trigonométricos (1870-1872). Cadernos de História e Filosotia da Ciência, n. 10, pp.61-69.

Souza, R. B. & Alitolef, S. S. (2011).A Última Noite de um Gênio: a comovente e trágica história de Évariste Galois. Anais da XI Semana de Exatas: XI Semana de Matemática, I Semana de Estatística. Fundação Universidade Federal de Rondônia Departamento de Matemática e Estatística Campus de Ji-Paraná. Disponível em: http://www.semat.unir.br/materiais/ANAIS_XI_SEMAT.pdf#page=77 Acesso em: 08 Jul. 2023.

Taube, A. G. & Maia, L. A. (1985).A carroça na frente dos bois. Revista do Processor de Matemática. n.07, p.32.

USP. Universidade do Estado de São Paulo.(2019). Livro mostra em detalhes a trajetória de Claude Lévi-Strauss. Jornal da USP. Disponível em: https://jornal.usp.br/cultura/livro-mostra-em-detalhes-a-trajetoria-de-claude-levi-strauss/ Acesso em: 07 jul. 2023.

Publicado

2023-09-30

Cómo citar

Sales, A. (2023). Estruturalismo, Educação e Matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 6(3), 82–102. https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17344

Número

Sección

Artículos