Possibilidades de desenvolvimento de letramento financeiro por meio da Teoria das Situações Didáticas e os Cenários para Investigação
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19633Palavras-chave:
Educação Financeira, Teoria das Situações Didáticas, Cenários para Investigação, Sequência didáticaResumo
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado, com foco em apresentar possibilidades de desenvolvimento de letramento financeiro por meio da Teoria das Situações Didáticas (TSD) e os Cenários para Investigação com temática de Educação Financeira (EF). O objetivo geral da investigação foi analisar como atividades em sequências didáticas podem contribuir para o desenvolvimento do letramento financeiro em licenciandos de Matemática, utilizando a Teoria das Situações Didáticas (TSD) e os Cenários para Investigação. O problema de pesquisa se concentrou em investigar as características didáticas das sequências de atividades que potencializam o letramento financeiro em licenciandos de Matemática. Ao final de nossas investigações, concluímos ser preciso levar em conta o currículo para eles representado com ofertas de conteúdos que explorem a BNCC, principalmente, por meio do livro didático, para que desenvolvam uma leitura crítica da sua realidade e, aprimorando seu letramento financeiro, sejam capazes de atender às novas demandas da Educação Financeira em sua futura prática docente.
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