Reflexões sobre os pressupostos teóricos na Formação do Professor de matemática que atua com Educação Financeira
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17685Palavras-chave:
Educação Financeira, Formação de professoresResumo
Este artigo propõe iniciar uma reflexão acerca dos pressupostos teóricos que fundamentam a formação do professor, apresentando um recorte na formação do docente de matemática que atua com educação financeira nas escolas de educação básica do Brasil. Apresenta-se inicialmente os caminhos percorridos pela Educação Financeira, chegando aos dias atuais em que esta temática figura com certo destaque, como tema integrador, nos currículos orientados pela Base Nacional Comum Curricular. Observamos ainda, quais são os pressupostos teóricos que orientam as práticas que objetivam formar o professor, com foco nesse currículo interdisciplinar e integrador, observando como a formação docente se apoia nas racionalidades técnica, prática e crítica, apresentadas por Diniz-Pereira (2014). Tais apontamentos buscam dar visibilidade à temática da educação financeira sob o ponto de vista da formação docente, a fim de orientar e tornar possível a prática de uma educação financeira em prol da formação global do aluno, como se apresentam nos documentos orientadores dos currículos nacionais.
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