Possibilidades de desenvolvimento de letramento financeiro por meio da Teoria das Situações Didáticas e os Cenários para Investigação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19633

Palabras clave:

Educação Financeira, Teoria das Situações Didáticas, Cenários para Investigação, Sequência didática

Resumen

Este artículo presenta un extracto de un proyecto de investigación doctoral centrado en presentar posibilidades para el desarrollo de la alfabetización financiera a través de la Teoría de Situaciones Didácticas (TSD) y los Escenarios para la Investigación con el tema de la Educación Financiera (EF). El objetivo general de la investigación fue analizar cómo las actividades en secuencias didácticas pueden contribuir al desarrollo de la alfabetización financiera en estudiantes universitarios de matemáticas, utilizando la Teoría de las Situaciones Didácticas (TSD) y los Escenarios de Investigación. El problema de investigación se centró en investigar las características didácticas de las secuencias de actividades que mejoran la alfabetización financiera en estudiantes universitarios de matemáticas.

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Biografía del autor/a

Dejair Frank Barroso, Faculdade Santos Dumont

Possui Doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP (2023). Mestrado em Educação Matemática pela UFJF (2013). Especialização em Ensino de Matemática de 1º e 2º Graus pela UFJF (1999); em Matemática pelo CES/JF (1997) e em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdades Claretianas - Batatais-SP (1996). É graduado em Ciências - Licenciatura Plena em Matemática pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1994). Atualmente é professor da Faculdade Santos Dumont. Professor da E. E. Engenheiro Henrique Dumont, da Escola Municipal Anita Soares Dulci. É pesquisador do Grupo Pesquisa de Ponta da UFJF. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente com o tema Educação (Matemática) Financeira. 

Marco Aurélio Kistemann Junior, Universidade Federal de Juiz de Fora

Marco Aurélio Kistemann Jr. é Pesquisador de campo e Líder do Grupo Pesquisa de Ponta (UFJF) e Pesquisador Colaborador do Grupo PEA-MAT-PUC-SP-Processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999), Bacharel em Ciências Humanas na UFJF (2023). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Doutorado na Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Claro-2011) em Educação Matemática com tema referente à Educação Financeira, Produção de Significados e Educação Matemática Crítica. É também professor-associado e pesquisador do Departamento de Matemática e do Mestrado Profissional em Gestão Escolar e Avaliação do CAED/UFJF. Membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello-Pareceria Acnur-ONU-UFJF com ações de Educação Financeira para Refugiados. Coordenador de diversos Projetos de Extensão Universitária com temática de Educação Financeira, Inclusão e Justiça Social e Economia Solidária na UFJF e membro do Conselho Editorial da Editora UFJF. Coordenador do PIBID-MATEMÁTICA (UFJF) (2024-2026). Atualmente é bacharelando em Ciências Sociais (UFJF) e aluno especial do Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais (UFJF).

Cassio Cristiano Giordano, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pós-Doutorado em Ensino em Ciências pela FURG.

Doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP, 

Mestrado Acadêmico em Educação Matemática pela PUC-SP.

Especializações em Educação pela UNICAMP-SP, UFF-RJ, UNIMES-SP e PUC-SP.

Licenciatura Plena em Matemática pela UNIB-SP.

Bacharelado em Psicologia pela Universidade Metodista-SP.

Cristiane Azevedo dos Santos Pessoa Pessoa, Universidade Federal de Pernambuco

Professora e pesquisadora da Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE (Edumatec) e professora associada 2 do curso de Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Possui doutorado em Educação (2009), mestrado em Educação (2000) e graduação em Pedagogia (1997) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente realiza pesquisa em Educação Matemática com ênfase em Educação Financeira. É líder do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica (GREDAM). Tem experiência na área de Educação com formação de professores e nas etapas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Superior. Atua principalmente nos seguintes temas: educação financeira, geometria na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, raciocínio combinatório, problemas aditivos, problemas multiplicativos, resolução de problemas, estratégias de resolução de problemas, livro didático, formação de professores e produção de textos matemáticos.

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Publicado

2025-09-14

Cómo citar

Barroso, D. F., Kistemann Junior, M. A., Giordano, C. C., & Pessoa, C. A. dos S. P. (2025). Possibilidades de desenvolvimento de letramento financeiro por meio da Teoria das Situações Didáticas e os Cenários para Investigação. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025013. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19633

Número

Sección

EDIÇÃO TEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA