Mapeamento de Pesquisas sobre a Produção de Farinha de Mandioca e Etnomodelagem: Relações com a Perspectiva da Educação Matemática Crítica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19605

Keywords:

Educação Matemática, Proposta pedagógica., Etnomatemática, Modelagem Matemática

Abstract

Based on the need to address cultural diversity in the context of mathematics classrooms, this research aims to analyze how the production of cassava farinha and the knowledge of rural producers have been addressed in academic research that is based on Ethnomodelling, based on perspective of Critical Mathematical Education (EMC), I don't teach Mathematics. For this purpose, searches will be carried out on academic data bases, which will result in the selection of 11 investigations. Among the results, the localized investigations evidence the contribution of the cultural knowledge of farmers to contextualized learning. Therefore, we need to develop research in the educational context of a pedagogical proposal based on the knowledge of farinha production, for the Middle School, addressing the contents of the geometric thematic unit. Therefore, it is expected that pedagogical proposals based on Ethnomodelling can provide diverse forms of learning that valorize the sociocultural knowledge of students.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria de Lourdes Pereira Lima Neta, uesc

Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, UFRB

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS), Mestra em Educação em Ciências e Matemática, Especialista em Educação Matemática, Especialista em Educação com Ênfase em Gestão de Polos, Licenciada em Matemática e Licenciada em Pedagogia. Professora adjunta de Ensino de Matemática no Centro de Formação de Professores - CFP da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tendências da Educação Matemática e Cultura - GEPTEMaC e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC.

References

ARAÚJO, J. de L. (2009, jun.). Uma abordagem sócio crítica da modelagem matemática: A perspectiva da educação matemática crítica. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 2(2), 55–68. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37948/28976.

BARBOSA, J. C. (2004, set.). Modelagem matemática: O que é? Por que? Como? Veritati, 4, 73–80. Disponível em https://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Matematica/artigo_veritati_jonei.pdf

BARDIN, L. (2016). Análise de conteúdo (L. A. Reto & A. Pinheiro, Trad.). Edições 70.

BIEMBENGUT, M. S. (2008). Mapeamento na Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. (2018, dez.). Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Ensino Fundamental. MEC.

CALDEIRA, A. D. (2007). Etnomodelagem e suas relações com a educação matemática na infância. In J. C. Barbosa, A. D. Caldeira, & J. L. Araújo (Orgs.), Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: pesquisas e práticas educacionais (pp. 81–97). Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

CARVALHO, C. A. (2020). Caretas e zambiapungas: A influência centro africana na cultura do Baixo Sul (BA) e a história da região (Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo).

CASTRO, R. S. D., & CALDEIRA, A. D. (2017, jul.). Entrelaçamentos e possibilidades dos jogos de linguagem matemáticos: Seus usos na comunidade remanescente de quilombos da Agrovila de Espera, Alcântara MA. Revista Exitus, 7(2), 32–54.

CASTRO, R. S. de. (2016). Jogos de linguagem matemáticos da comunidade remanescente de quilombos da Agrovila de Espera, município de Alcântara, Maranhão (Tese de doutorado, Universidade Federal de São Carlos).

CORRÊA, F. de J. S. (2016). Produção de farinha de mandioca: Investigando uma prática pedagógica na perspectiva da etnofísica para o ensino de física (Dissertação de mestrado, Univates).

D’ÁMBROSIO, U. (2008, mar.). O Programa Etnomatemática: Uma síntese. Acta Scientiae, 10(1), 7–16.

D’ÁMBROSIO, U. (2019). Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade (6ª ed.). Autêntica.

FREIRE, P. (1970). Pedagogia do oprimido. Editora Paz e Terra.

GERDES, P. (1996, dez.). Etnomatemática e educação matemática: Uma panorâmica geral. Quadrante, 5(2), 105–138.

GERDES, P. (2005). Ethnomathematics, geometry and educational experiences in Africa. Africa Development, 30(3).

GONÇALVES, P. G. F. (2021, out.). A etnomodelagem no contexto da carcinicultura cearense: Possibilidades para a sala de aula. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 12(2), 1–20.

JACOBINI, O. R., & WODEWOTZKI, M. L. L. (2006, set.). Uma reflexão sobre a modelagem matemática no contexto da educação matemática crítica. Bolema, 25, 71–88.

JESUS, L. O. M. de. (2023). Etnomodelagem no contexto da Educação do Campo: elaboração de etnomodelos êmicos, éticos e dialógicos por alunos do ensino médio (Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia).

KAYAPÓ, E., & SESC. (2019, ago.). A diversidade sociocultural dos povos indígenas no Brasil: O que a escola tem a ver com isso. Educação em Rede, 7, 56–80.

KNIJNIK, G. (2005, nov.). A matemática da cubação da terra. Scientific American Brasil – Etnomatemática, 11, 86–89.

LIMA NETA, M. de L. P. L., & MADRUGA, Z. E. F. (2024, fev.). Etnomodelagem: Elaboração de uma proposta pedagógica a partir da produção de farinha de mandioca. Educação Matemática em Revista, 29(83), 1–15.

LIMA, E. D. B. (2015, jun.). Ensino e aprendizagem de matemática na escola da comunidade quilombola do Curiaú (Dissertação de mestrado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro).

MADRUGA, Z. E. F. (2017, out.). A perspectiva ‘etnomodelagem’ presente nos fazeres de um coreógrafo. Revista de Educação, Ciência e Cultura, 22(2), 57–69.

MADRUGA, Z. E. F. (2023, mar.). Diferentes concepções de modelagem matemática que fundamentam as investigações em etnomodelagem no Brasil. Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias, 18(3), 405–421.

MADRUGA, Z. E. F. (2024). A Etnomodelagem como uma polissemia da Etnomatemática (pp. 227–244). In M. Rosa, Z. E. F. Madruga & R. C. Pinheiro (Orgs.), Concepções Teóricas, Filosóficas e Metodológicas das Interlocuções Polissêmicas do Programa Etnomatemática. Curitiba: CRV.

MURIEL, L. G. B., & FORMIGOSA, M. M. (2022, jun.). Etnomatemática e produção de farinha: Uma experiência em um curso de formação de professores. Ethnoscientia – Brazilian Journal of Ethnobiology and Ethnoecology, 7(2), 1–22. Disponível em https://periodicos.ufpa.br/index.php/ethnoscientia/article/view/12644 .

NASCIMENTO, C. S. do. (2023). Conhecimentos êmicos e éticos de alunos do 9º ano, na exploração de atividades pertinentes à cultura da mandioca mediados pela etnomodelagem (Dissertação de mestrado profissional, Universidade Federal do Acre). Disponível em https://www2.ufac.br/mpecim/menu/dissertacoes/turma-2021/dissertacao-carlos-simao-do-nascimento.pdf .

NEVES, E. P. (2011, dez.). Etnomatemática dos remanescentes da comunidade quilombola urbana Tia Eva (Dissertação de mestrado, Universidade Anhanguera de São Paulo).

PINTO, V. G., & CUSTODIO, E. S. (2023, jul.). Etnomatemática na produção de farinha de mandioca dos produtores rurais da Agrovila do Piquiá, Amapá AP. Revista @mbienteeducação, 16(00), e023031.

ROSA, M., & OREY, D. C. (2003, mar.). Vinho e queijo: Etnomatemática e modelagem!. Bolema, 20, 1–16.

ROSA, M., & OREY, D. C. (2017). Etnomodelagem: A arte de traduzir práticas matemáticas locais. São Paulo: Livraria da Física.

SANTOS, A. L. S. (2019). O ensino por investigação na perspectiva da Etnomatemática em escola do campo: Produção de farinha de mandioca (Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal do Pará).

SARTORI, A., FARIA, J. E., DUARTE, C. G., & FLOR, V. (2017, abr.). Os jogos de linguagem do processo de produção da farinha de mandioca: Uma investigação etnomatemática. Revista Latinoamericana de Etnomatemática: Perspectivas Socioculturales de la Educação Matemática, 9(2), 127–143. Disponível em https://revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/248.

SILVA, G. R. (2012, 31 out.). Cultura e Matemática, diálogos com as diferenças: Um estudo de caso de Etnomatemática do Assentamento Rural Natur de Assis (Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Bahia). Disponível em https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8368.

SILVA, U. M. (2023). Problematização de práticas socioculturais do campo na perspectiva da etnomatemática: Produção de farinha de mandioca no assentamento 26 de março, em Marabá PA (Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará).

SOUSA, M. C. C. de, & RAMOS, A. F. (2023, ago.). Conhecimentos etnomatemáticos implícitos na produção de farinha de mandioca em Angical do Piauí. Journal of Mathematics and Culture, 17(5), 201–225. Disponível em https://journalofmathematicsandculture.wordpress.com/wp-content/uploads/2023/08/article-9-175.pdf

Published

2025-09-14

How to Cite

Lima Neta, M. de L. P., & Madruga, Z. E. de F. (2025). Mapeamento de Pesquisas sobre a Produção de Farinha de Mandioca e Etnomodelagem: Relações com a Perspectiva da Educação Matemática Crítica. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025014. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19605

Issue

Section

EDIÇÃO TEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA