Educação Financeira sob a perspectiva de Paulo Freire: análise de diálogos com licenciandos em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.18206

Palavras-chave:

Educação Matemática, Licenciatura em Matemática, Pressupostos Freireanos, Educação Financeira numa Perspectiva Crítica

Resumo

Neste texto objetivamos relacionar aspectos da Educação Financeira, estabelecidos por licenciandos em Matemática durante o desenvolvimento de uma atividade didática, com ênfase nos Temas Geradores dos pressupostos freireanos. Como referenciais teóricos consideramos as ideias de Paulo Freire e perspectivas de Educação Financeira com potencial crítico, dialógico e problematizador, além de seu potencial de discussão na formação de professores. Apoiados na abordagem qualitativa de pesquisa, desenvolvemos uma atividade didática com 11 licenciandos em Matemática. A análise dos dados nos possibilitou observar quatro temas, quais sejam: o contexto e a realidade dos envolvidos nas práticas de Educação Financeira; Educação Financeira e o potencial interdisciplinar; a criticidade na Educação Financeira; Educação Financeira e questões sociais. Indicamos que o trabalho da Educação Financeira inspirada nos Temas Geradores pode desenvolver a criticidade, questões sociais, o trabalho com projetos e diálogos interdisciplinares, por meio da interação de diversas áreas do conhecimento.

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Biografia do Autor

Ana Beatriz Cantareira, Universidade de São Paulo (USP)

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Rio Claro/SP. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) durante outubro 2020/abril 2022 e membro bolsista do Programa de Ensino Tutorial (PET) do curso de Matemática da UNESP, durante outubro 2022/janeiro 2023. Foi bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), com pesquisa intitulada "Educação Financeira na Formação Inicial do Professor de Matemática: Possibilidades e Reflexões sob o ponto de vista Freireano". Tem interesse na área de Educação Matemática, com foco na Educação Financeira. Atualmente é mestranda no programa Mestrado Profissional em Educação Matemática (MPEM) do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP).

Paula Malheiros, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Professora Livre-Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, PPGEM, da UNESP, Rio Claro, SP. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UNESP, Rio Claro (2000), mestrado (2004), doutorado (2008) e livre-docência (2019) em Educação Matemática pela mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, mais especificamente, Educação Matemática e suas pesquisas têm foco, prioritariamente, em Modelagem Matemática e Formação de Professores. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Diálogos e Indagações sobre Escolas e Educação Matemática (DIEEM), cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq e certificado pela Unesp. Atualmente é Editora Associada do Bolema e membro da Comissão Científica do Grupo de Trabalho em Modelagem Matemática (GT-10) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Andrei Hartmann, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutorando (2022-atual) e Mestre (2021) em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Licenciado (2019) em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É membro do grupo Diálogos e Indagações sobre Escolas e Educação Matemática (DIEEM). É diretor-executivo do Bolema. É bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente com os seguintes temas: Educação Financeira, Educação Matemática Crítica, Formação de Professores, Etnomatemática, Educação do Campo, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Ensino de Cálculo.

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

Cantareira, A. B. P., Malheiros, A. P. dos S., & Hartmann, A. L. B. (2024). Educação Financeira sob a perspectiva de Paulo Freire: análise de diálogos com licenciandos em Matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(3), 176–198. https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.18206

Edição

Seção

Iniciação científica