Mapeamento de Pesquisas sobre a Produção de Farinha de Mandioca e Etnomodelagem: Relações com a Perspectiva da Educação Matemática Crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19605

Palavras-chave:

Educação Matemática, Proposta pedagógica., Etnomatemática, Modelagem Matemática

Resumo

A partir da necessidade de abordar a diversidade cultural no contexto das aulas de Matemática, a presente pesquisa tem como objetivo analisar como a produção de farinha de mandioca e os conhecimentos dos produtores rurais têm sido abordados em pesquisas acadêmicas que se fundamentam na Etnomodelagem, e suas relações com a perspectiva da Educação Matemática Crítica (EMC) no ensino de Matemática. Para isso, realizaram-se buscas na BDTD, no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e no Portal de Periódicos da CAPES. A seleção resultou em 11 investigações. Dentre os resultados, as pesquisas localizadas evidenciaram a contribuição dos conhecimentos culturais dos agricultores para uma aprendizagem contextualizada. Contudo, nenhuma das pesquisas desenvolveu, no contexto educacional, uma proposta pedagógica baseada nos conhecimentos da produção de farinha para o Ensino Médio, abordando os conteúdos da unidade temática Geometria. Portanto, espera-se que as propostas pedagógicas fundamentadas na Etnomodelagem possam proporcionar formas diversas de aprendizagem que valorizem os conhecimentos socioculturais dos estudantes.

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Biografia do Autor

Maria de Lourdes Pereira Lima Neta, uesc

Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, UFRB

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS), Mestra em Educação em Ciências e Matemática, Especialista em Educação Matemática, Especialista em Educação com Ênfase em Gestão de Polos, Licenciada em Matemática e Licenciada em Pedagogia. Professora adjunta de Ensino de Matemática no Centro de Formação de Professores - CFP da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tendências da Educação Matemática e Cultura - GEPTEMaC e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC.

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Publicado

2025-09-14

Como Citar

Lima Neta, M. de L. P., & Madruga, Z. E. de F. (2025). Mapeamento de Pesquisas sobre a Produção de Farinha de Mandioca e Etnomodelagem: Relações com a Perspectiva da Educação Matemática Crítica. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025014. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19605

Edição

Seção

EDIÇÃO TEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA