Mapeamento de Pesquisas sobre a Produção de Farinha de Mandioca e Etnomodelagem: Relações com a Perspectiva da Educação Matemática Crítica
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19605Palavras-chave:
Educação Matemática, Proposta pedagógica., Etnomatemática, Modelagem MatemáticaResumo
A partir da necessidade de abordar a diversidade cultural no contexto das aulas de Matemática, a presente pesquisa tem como objetivo analisar como a produção de farinha de mandioca e os conhecimentos dos produtores rurais têm sido abordados em pesquisas acadêmicas que se fundamentam na Etnomodelagem, e suas relações com a perspectiva da Educação Matemática Crítica (EMC) no ensino de Matemática. Para isso, realizaram-se buscas na BDTD, no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e no Portal de Periódicos da CAPES. A seleção resultou em 11 investigações. Dentre os resultados, as pesquisas localizadas evidenciaram a contribuição dos conhecimentos culturais dos agricultores para uma aprendizagem contextualizada. Contudo, nenhuma das pesquisas desenvolveu, no contexto educacional, uma proposta pedagógica baseada nos conhecimentos da produção de farinha para o Ensino Médio, abordando os conteúdos da unidade temática Geometria. Portanto, espera-se que as propostas pedagógicas fundamentadas na Etnomodelagem possam proporcionar formas diversas de aprendizagem que valorizem os conhecimentos socioculturais dos estudantes.
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